Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

O primeiro ensaio da Batucada do Garantido, em Manaus, abrindo a temporada de 2024, lotou o Olímpico Clube em uma festa que fez admirar até o mais otimista torcedor. Em plena metade do mês de Janeiro, quando a capital fica cheia de eventos pré-carnavalescos, a festa vermelha e branca esgotou a bilheteria chegando a formar fila de pedestres e carros, causando engarrafamento nas imediações da avenida Kako Caminha com a Constantino Nery. “O primeiro ensaio da Batucada em Manaus, que se tornou um grande evento. Isso mostra que a torcida vermelha e branca está no clima de um Garantido forte, grandioso, de um Garantido que está em paz, que está acolhendo seus torcedores. Começou por Parintins e agora, a gente constata que Manaus também está nesse clima. O Garantido vem resgatar o título que a Nação Vermelha e Branca merece”, afirmou Alder Oliveira, diretor musical do Garantido.

E quem foi ao ensaio show da Batucada pôde presenciar um espetáculo nos moldes dos grandes Currais do Garantido, realizados no final dos anos de 1990, no Olímpico. Em pouco mais de sete horas de show, sete levantadores de toada, itens femininos oficiais do Garantido, o boi de pano e os batuqueiros, cumpriram um roteiro que teve vários momentos apoteóticos.

Patrick Herbert, Leonardo Castelo e Luciano Araújo fizeram a primeira parte da programação musical. Foi um esquenta digno da noite porque o público parecia estar com saudade. Toadas antigas, como “Lamento de Raça”, “Vermelho” e “No Compasso da Emoção” fizeram o público reviver experiências de pura emoção. “Estou muito feliz de estar aqui, parece que todo mundo aqui estava com saudade. Essas toadas são a alma viva da história do boi-bumbá”, afirmou o comerciário Carlos Abreu, que estava presente no evento.

Em seguida, David Assayag entrou no palco pra levar um repertório só de toadas marcantes, proporcionando momentos de êxtase ao público.

Pra terminar a noite, Israel Paulain chegou com toda a garra, mostrando porque é insuperável no espetáculo de arena apresentado no Festival Folclórico de Parintins. Ele sabe do que o povo gosta e a torcida interage com o apresentador do Garantido em uma experiência coletiva de magia, folclore e arte.

A programação montada pela coordenação da Batucada, em Manaus, havia guardado novas surpresas. Com tochas, fogos de artifício em vários momentos, usando pontos variados do lugar da festa, os itens femininos do Garantido completaram o espetáculo. Edilene Tavares (rainha do folclore), Lívia Christina (porta-estandarte) e Valentina Coimbra (sinhazinha) marcaram presença na noite.

Homenagem Wagner Góes
A noite teve um momento de homenagem ao ex-diretor do Boi Garantido, Wagner Góes, falecido em novembro do ano passado. O presidente do Garantido estava presente assim como alguns diretores. Conhecido por suas tiradas meio poéticas, Fred Góes fez uma declaração simbólica do sentimento que permeia a nova gestão do boi. “É incrível! O que eu sinto aqui é o que falei a mesma coisa na campanha, quando eu disse: eu sinto que o mestre Lindolfo está presente. E eu sinto que Wagner Góes está aqui com a gente, dando toda a força para o nosso boi”, afirmou Fred Góes, para multidão que lotava o parque aquático do Olímpico e com a família do ex-diretor do Garantido presente no palco.

Cunhã-poranga Isabelle
A cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, recebeu uma grande homenagem da multidão, puxada pelo fã-clube. Cartazes com a inscrição “Isabelle é a guerreira do Norte” foram espalhados e todos posaram para fotos para o perfil das redes sociais da cunhã que está sendo destaque no programa da Rede Globo, Big Brother Brasil versão 2024.

Avaliação
O coordenador da Batucada, em Manaus, Rivaldo Pereira, fez uma avaliação da festa, considerando o retorno ao Olímpico. “O evento trouxe um clima positivo. O espaço é bom, porém precisa de alguns retoques, vamos avaliar como melhorar o espaço para estacionamento. Se no primeiro evento foi assim, imagina quando a temporada começar pra valer. A animação, a vinda dos itens foi um trabalho muito bom, mas a gente não esperava vir um público daquele. Vamos ter que melhorar, em todos os setores”, afirmou Rivaldo.

Próximo evento e Curral
No dia 24 de fevereiro, o Olímpico Clube vai receber um outro evento, será a vez do Movimento Amigos do Garantido (MAG), que também estava presente na festa representado pela sua diretoria, de comemorar em grande estilo o aniversário de 28 anos de criação do MAG.

Os Currais do Garantido vão continuar sendo realizados no Sambódromo, em revezamento com o boi contrário, sempre aos sábados. O calendário bovino será anunciado pelo governador Wilson Lima, após o carnaval.

Relacionados