Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Em um ano, Caics já realizaram mais de 480 mil atendimentos em Manaus

Com Caic+ Especialidades, unidade Ana Braga dobrou número de atendimentos; três outras unidades devem ser reinauguradas em 2022

Entre reformas e ampliações de serviços, os Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), atingiram a marca de mais de 480 mil atendimentos realizados, entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022. O balanço positivo é resultado de uma série de medidas determinadas pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, para entregar mais espaços destinados ao cuidado pediátrico.

Durante o período, os serviços que mais se destacaram foram os agendamentos por meio do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg), com 120.252 atendimentos realizados. Além disso, o atendimento especializado em pediatria teve um total de 74.435 consultas. Também foram realizados atendimentos em odontologia (8.246), psicologia (5.304), endocrinologia (1.912), nutrição (1.775) e fisioterapia (116).

A unidade que teve maior número de atendimento foi o Caic Gilson Moreira, localizado na zona norte de Manaus, com 115.746 serviços ofertados. Além dele, também tiveram destaques positivos os Caics José Contente (115.612 atendimentos), José Carlos Mestrinho (110.420) e Moura Tapajós (56.823).

Com a reforma das unidades e a implementação do novo perfil de atendimento, Caic+ Especialidades, por meio do projeto Criança Amazonas, os números devem continuar a crescer. Neste ano, a expectativa é que sejam ofertadas, aproximadamente, 9,6 mil consultas especializadas por mês.

Neste novo perfil, a rede de saúde vai ofertar exames nas áreas de neurologia, nutrologia, ortopedia e psiquiatria, e serviços de apoio diagnóstico em cardiologia e neurologia. Os atendimentos especializados são realizados por meio de encaminhamento do Sisreg.

As novas unidades também passam a atender adolescentes, ampliando o atendimento para a faixa etária de 0 a 17 anos. Para a secretária de Assistência Especializada da Capital (SES-AM), Carla Lemos, o Caic+ surgiu para preencher um vazio na rede de saúde infantojuvenil.

“Ele surgiu da necessidade de cobrirmos um vazio assistencial e também ampliarmos a área de atendimento para um público infantojuvenil. Nessa nova tipologia, a gente vai ter as especialidades que vão contemplar todas essas esses vazios assistenciais e as necessidades de crianças que possuem doenças crônicas”, afirmou.

Caic+ Ana Braga – Reinaugurado em janeiro de 2022, pelo governador Wilson Lima, o Caic+ Ana Braga já apresenta resultados positivos e esperados com essa reformulação e ampliação de atendimentos. Os serviços ofertados foram de 803, em 2021, para 2.218, em janeiro de 2022, num aumento de 176%.

Para a diretora do Caic+ Ana Braga, Shaira Castro, a reestruturação da unidade, com os serviços especializados, está sanando a necessidade dos moradores da zona leste em obter serviços de saúde com qualidade.

“Era uma necessidade muito grande do nosso estado essa questão da atenção especializada voltada pro público infantil e adolescente. Com a implementação dos Caics+ isso está sendo sanado. O Ana Braga é o primeiro e fica na zona leste, uma zona que realmente era bastante carente no que se refere à atenção especializada infantil. Então é um marco na saúde do Amazonas”, declarou.

Valcileni Castro, de 40 anos, e a filha, Andria Vitória, 13, vão ao Caic+ Ana Braga desde dezembro de 2021. Para a mãe, o atendimento melhorou muito com as novas especialidades, principalmente a de neurologia. Com um quadro de autismo leve, Andria conseguiu desenvolver a fala e o relacionamento com a família.

“Desde quando comecei, em dezembro, as coisas têm melhorado. Temos um atendimento aqui com a neurologista e com a psicóloga. Ela era uma criança travada, não conseguia se soltar. Não conseguia desenvolver, até para falar. Com o atendimento daqui, ela está conseguindo conversar comigo e interagir mais em família. Eu recomendo às outras mães trazerem seus filhos porque aqui é uma referência boa mesmo”, declarou.

Reformas – Dos 12 Caics existentes em Manaus, dois deles – Caic+ Ana Braga e Caic+ Alberto Carreira – já foram entregues pelo governador Wilson Lima, totalmente reformulados com as novas especialidades. Outros dois estão em fase de estruturação (Caic Maria Helena Freitas de Góes e Caic Josephina de Mello). O Caic Afrânio Soares está em fase de conclusão das obras.

O projeto “Criança Amazonas” contempla a revitalização e a reorganização destes cinco Caics, e a reforma dos outros sete ainda deve ser anunciada neste ano. Mais de um milhão de pessoas, de todas as zonas da cidade de Manaus, devem ser beneficiadas. As obras visam aumentar a celeridade dos atendimentos médicos e também melhorar a acessibilidade dos prédios.

FOTO: Bruno Zanardo/Secom

-publicidade-