Parintins Notícias

Com aproximadamente 30 mil atendimentos em 2023, a saúde rural da Prefeitura de Parintins e Secretaria de Saúde retoma as ações itinerantes em 2024 e já agendou a retomada das atividades com médicos especialistas para fevereiro. O trabalho com equipe multidisciplinar fez suas primeiros viagens do ano para as regiões do Rio Tracajá, Uaicurapá e Mamuru. A UBS fluvial Lígia Loyola também está em atividade nas comunidades do Rio Uaicurapá.

Segundo a coordenadora da Saúde Rural, enfermeira Elize Farias, um dos pontos favoráveis nesse início de ano é o processo de enchente dos rios, que permite a chegada das equipes em locais que ficaram isolados durante a estiagem. “Estamos levando a nossa equipe que conta com a presença de médico e outros profissionais. A gente percebe a necessidade desses atendimentos e estamos inclusive realizando vacinação da população”, disse. 

A enfermeira lembrou que as ações com médicos especialistas na zona rural proporcionam grandes benefícios às comunidades, colocando Parintins em destaque, sendo um dos únicos municípios a oferecer atendimento dessa magnitude. 

Elize afirmou que o cronograma de atendimento especializado está concluído e em breve a comunidade beneficiada será anunciada. “É uma prioridade da gestão do prefeito Bi Garcia e que conta com total apoio da Secretaria de Saúde para levar esses atendimentos de qualidade”, reiterou.