Compartilhe:

O investimento do Governo do Amazonas com a construção da primeira unidade da Escola da Floresta, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), se traduz em compromisso com o legado da educação na vida das famílias da região. A escola foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, na última terça-feira (16/07).

Para os pais e familiares dos jovens da comunidade Bom Jesus do Angelim, onde fica a unidade escolar, a estrutura da Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva vai assegurar a formação acadêmica das futuras gerações da localidade.

“Eu vejo que vai ser bom para cada um de nós, para os nossos filhos e netos que estão vindo e para as outras gerações que estão chegando”, afirmou a dona de casa, Lindalva de Souza.

Uma das moradoras mais antigas da comunidade, a autônoma Claudemes Loureiro, afirmou que a escola é um sonho concretizado na vida de muitos jovens.

“É um sonho de todo adolescente, de todo jovem daqui da nossa comunidade, da nossa região e das comunidades vizinhas da RDS. É um sonho que o nosso governador Wilson Lima está realizando para esses jovens e que é muito importante para as futuras gerações daqui da nossa região”.

A unidade tem capacidade de atendimento de 200 alunos. O projeto prioritário Escola da Floresta integra o Programa “Educa+Amazonas”, lançado em 2021 pelo governador Wilson Lima, e busca ampliar, na rede estadual, o olhar sobre a Educação Ambiental a partir de modelos de sustentabilidade socioambiental, com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas.

Esse modelo tem o objetivo de transformar unidades de ensino em espaços de gestão democrática e de respeito à diversidade sociocultural, a partir de modelos de sustentabilidade socioambiental.

“Para a Secretaria de Educação do Estado e o Governo do Estado é motivo de muita alegria a realização dessa obra, que faz parte do programa Educa +Amazonas. E sabemos que virão outras trazendo todo esse conceito de preservação e sustentabilidade”, destacou a secretária de estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça.

Estrutura

O modelo foi projetado para ter baixo impacto ambiental, contando com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), painéis de captação de energia solar, sistema de captação e águas pluviais, uso de madeira de manejo florestal sustentável, sistema de ventilação natural, ampla acessibilidade, estilo modular e de fácil manutenção.

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) entregou 234 móveis escolares confeccionados por quatro empresas moveleiras credenciadas no Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove) das Escolas Estaduais da Floresta.

Além de oferecer matriz curricular e pedagógica de tempo integral específica, atendendo especificidades da Educação Escolar do Campo e a transversalidade da Educação Ambiental, a unidade também oferta Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno.

Parceiros