Parintins Notícias

Desde o ano de 2023, a Escola Municipal Charles Garcia tem sido palco do projeto de robótica, no qual os alunos do 8º ano têm a oportunidade de explorar sua criatividade e habilidades práticas enquanto trabalham com materiais recicláveis. Esse projeto interdisciplinar tem como objetivo principal a integração de conhecimentos e a aplicação prática dos mesmos.

“Este projeto é uma oportunidade para os alunos explorarem conceitos de física, geografia, língua portuguesa, até por que precisam também entregar um relatório do projeto, matemática e também sobre  questões ambientais”, destaca o professor responsável Josifran Ramos. “É incrível ver como os alunos se engajam e aprendem através da prática”, complementa.

No ano passado, os alunos produziram um carrinho mecânico funcional. Este ano, a meta é a criação de um braço mecânico. Divididos em quatro equipes, os alunos estão imersos no processo de design, prototipagem e teste de seus modelos.

Milene Cássia Tavares, 13 anos, aluna da escola , compartilha sua empolgação com o projeto.“É incrível ver como algo se transformar em algo útil e interessante. Trabalhar em equipe para criar algo é uma experiência única. Eu ainda não sei o que quero seguir, mas com toda certeza estarei envolvida com a robótica”, destacou.

Ao final do projeto, as equipes terão a oportunidade de demonstrar seus modelos em uma disputa, onde serão avaliados não apenas pela funcionalidade, mas também pela criatividade e trabalho em equipe demonstrados ao longo do processo.

A Escola Municipal Charles Garcia celebra o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos. Este é mais um exemplo do compromisso da gestão do prefeito Bi Garcia em oferecer uma educação de qualidade que vai além das quatro paredes da sala de aula.