‘Eu me inscrevi e hoje estou feliz com o resultado’, diz ex-aluna do Cetam que já atua na área de formação

Em 2024, Cetam ofereceu 200 mil vagas em cursos técnicos e de qualificação em todo o Amazonas

Compartilhe:
‘Eu me inscrevi e hoje estou feliz com o resultado’, diz ex-aluna do Cetam que já atua na área de formação

O sonho de se qualificar para o mercado de trabalho foi realizado pela Jaqueline Moura, que concluiu o curso Técnico em Confeitaria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em 2024. Assim como a vaga conquistada por Jaqueline, outras 200 mil foram oferecidas em todo o estado, fortalecendo o investimento do Governo do Amazonas na formação técnica.

O avanço da educação profissional e tecnológica faz parte dos esforços e investimentos da gestão do governador Wilson Lima, que, desde 2019, ofereceu mais de 1 milhão de vagas nos polos do Cetam. Um dos grandes destaques foi a inauguração da Escola de Gastronomia Bernardo Ramos, em 2023, sendo esta a primeira unidade deste segmento no Amazonas com cursos técnicos de Gastronomia, Panificação e Confeitaria, além de disponibilizar cursos de qualificação profissional.

Foi na Escola de Gastronomia Bernardo Ramos que Jaqueline Moura se formou em Técnica em Confeitaria. Atuando no ramo há 6 anos, a ex-aluna sentiu a necessidade de se qualificar para ampliar o negócio e aprender novas técnicas. Durante 18 meses, ela teve acesso a conhecimentos teóricos e práticos aprofundados, técnicas básicas de cozinha, higiene e manipulação de alimentos.

“Decidi fazer o curso de Técnico em Confeitaria no Cetam e fazer o diferencial, por isso vi a necessidade de fazer esse técnico. Fui, eu me inscrevi e hoje estou feliz com o resultado. Todos da equipe do Cetam me deram o suporte ao longo do tempo. Faz muita diferença, pois é preciso estudar e ter essa visão ampla. Eu decidi mudar porque queria algo melhor e queria entender cada ingrediente, oferecer o melhor para o meu cliente e tudo isso com qualificação profissional”, falou a ex-aluna do Cetam, Jaqueline Moura.

Na modalidade dos cursos técnicos, a duração média é de 18 meses, preparando os alunos com conhecimentos teóricos e práticos aprofundados. Nos cursos de qualificação profissional, a duração média é de 3 meses, abordando técnicas básicas de cozinha, higiene e manipulação de alimentos.

Nova unidade entregue

Em setembro, o governador Wilson Lima entregou a primeira escola do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) de tempo integral no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus). A unidade foi construída por meio de uma parceria do Governo do Amazonas com a empresa Eneva, como forma de contrapartida social, para formar mão de obra qualificada em áreas como Petróleo e Gás, que é uma demanda crescente no estado por conta da exploração do gás natural.

A Escola de Educação Profissional e Tecnológica Professor Wilson Carvalho Pereira atende 90 alunos em cursos técnicos de Gás e Energia, Eletromecânica e Agropecuária, que também recebem qualificação profissional em Informática.

Tags:
Compartilhe essa notícia
Relacionados