Fapeam participa de audiência pública no Senado Federal

diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, participou em Brasília da audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. O encontro, na última quarta-feira (20/11), reuniu parlamentares, dirigentes de instituições de CT&I e pesquisadores dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) para analisar os desafios e oportunidades geradas pelas novas tecnologias, para a produção de energia limpa, inclusive de biomassa.

“Essa foi uma audiência histórica, que identificou concretamente os resultados de várias pesquisas e o uso desses resultados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Governo do Amazonas tem exatamente esse entendimento de que as pessoas estão no cerne das estratégias de CT&I e demonstra isso com o crescente investimento que vem fazendo na política pública dessa área”, comenta Marcia Perales.

O reconhecimento de que a ciência é indispensável para o desenvolvimento do Brasil e de que essa área precisa de mais investimentos para 2020, bem como a necessidade de melhoria da comunicação entre os diversos grupos de CT&I e a sociedade, foram aspectos debatidos por parlamentares e especialistas de ciência, tecnologia e inovação.

Participaram também da audiência, representando o Amazonas, o pesquisador Adalberto do Val, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e coordenador do INCT Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta). A reunião teve ainda como convidados o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os presidentes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH), da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O resultado da audiência pública contribuirá para a elaboração de relatório final sobre a Avaliação da Política Pública que será feita pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado.

FOTO: Divulgação

Comentários
Loading...