FEI participa de posse da nova diretoria da Organização de Lideranças Indígenas do Careiro da Várzea

Na solenidade, Fundação entregou canoas, motores rabeta e kits de antena rural, como parte de projeto de manejo de pesca em parceria com a Sepror

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), participou da reunião de posse da nova diretoria da Organização de Lideranças Indígenas Mura de Careiro da Várzea (OLIMCV) no município distante 25 quilômetros da capita, na sexta-feira (18/06). Na ocasião, foram entregues quatro canoas, quatro motores rabeta e dois kits de antena rural, material de apoio que faz parte do projeto de manejo de pesca, idealizado pela FEI em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

O encontro aconteceu na aldeia Mura Santo Antônio, e reuniu caciques e lideranças indígenas de 12 comunidades: Jutaí, Bom Futuro, Mutuquinha, Jacaré, Sissaima, Tucumã, Boa Vista, Gavião, Santo Antônio, Ponciano, Jabuti e Galileia. Estiveram presentes na reunião ainda representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM), Conselho Indígena Mura (CIM) e Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

“A posse da nova diretoria é uma prova de que com união se pode chegar longe e conseguir alcançar os objetivos para com esses parentes. Parabenizo a conquista da nova diretoria, e sei que os integrantes das comunidades, assim como eu, torcem para que eles façam um excelente trabalho à frente da coordenação da OLIMCV”, disse o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku.

O novo coordenador geral da OLIMCV, Edson Mura, eleito na última assembleia para o biênio 2021-2022, falou sobre os desafios e perspectivas para o futuro.

“Sei que é um grande desafio assumir essa organização, na qual iremos representar 12 aldeias, mas com o apoio dos nossos amigos e parceiros, que estão aí para contribuir com o nosso povo de Careiro da Várzea, faremos um grande trabalho. Só tenho mesmo a agradecer à FEI e a todos os demais parceiros do Governo do Estado”, declarou.

A tuxaua Ana Claudia Mura assume a vice-coordenação e se torna a primeira indígena a assumir uma posição de destaque dentro da organização. “Para mim é uma honra muito grande representar todas as mulheres indígenas de Careiro da Várzea como vice-coordenadora da nossa instituição. Aqui temos autonomia e oportunidade de ocupar os espaços, de protagonizar a nossa própria história lutando pelos nossos direitos”, finalizou.

FOTO: Denison Alves/FEI