Parintins Notícias

Disputa de reciclagem vai mobilizar torcedores dentro e fora do Bumbódromo, a partir de segunda-feira (24/06)

No Festival de Parintins reciclar também vale título. Em 2024, os torcedores dos bois Caprichoso e Garantido vão decidir quem será o Campeão Sustentável da 57ª edição da festa. O bumbá da galera que mais destinar corretamente seus resíduos para reciclagem levará um prêmio de R$ 20 mil para investir em ações de sustentabilidade dentro da agremiação.

Esta é a terceira edição da disputa de reciclagem do “Recicla, Galera”, uma iniciativa do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil. A competição ambiental é uma das principais frentes do projeto, mobilizando torcedores por toda a ilha, para garantir o título para o seu boi.

“Parintins vive a competição entre os bois Caprichoso e Garantido. Nada mais justo que a gente levar essa sensibilização ambiental também em forma de disputa, engajando as galeras dentro e fora do bumbódromo. Ganha o meio ambiente e, claro, o boi da torcida que mais fizer a sua parte na reciclagem”, explicou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Como vai funcionar

Em 2022 e 2023, a disputa de reciclagem ocorreu exclusivamente no Bumbódromo, durante as noites do Festival, envolvendo apenas os torcedores do item 19. Na ocasião, as galeras receberam sacolas recicláveis para descartar seus resíduos e, na saída, deviam destinar o material coletado no Ecoponto exclusivo do seu boi.

O material de cada torcida era recolhido e levado para o Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, onde era triado e pesado pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin). Nas duas últimas edições da disputa, o Caprichoso levou a melhor e conquistou o título de Bicampeão Sustentável do Festival.

A dinâmica para 2024 continua a mesma, mas com uma novidade: a disputa de reciclagem também vai acontecer fora do Bumbódromo, com apoio da tecnologia, envolvendo visitantes, torcedores e moradores de toda Parintins.

Máquinas coletoras

De 24 a 30 de junho, seis máquinas coletoras estarão em locais estratégicos de Parintins. Para ajudar o seu boi, os torcedores devem destinar latinhas ou garrafas PET nos equipamentos e selecionar no painel para qual boi desejam pontuar.

O descarte de cinco ou 15 resíduos é recompensado com brindes exclusivos: cinco resíduos podem ser trocados por uma bebida do portfólio Coca-Cola Brasil, enquanto o descarte de 15 itens poderá ser trocado por um bucket, uma pochete ou um copo do seu boi.

Ao final da competição, a pontuação das máquinas será somada à quantidade de resíduos coletados e descartados corretamente nos Ecopontos de cada Galera no Bumbódromo. O boi que levará o título de Campeão Sustentável do 57º Festival de Parintins e um investimento de R$20 mil reais para aplicação em ações ambientais será conhecido no dia 1º de julho, antes da premiação geral do Festival.

Onde encontrar as máquinas coletoras

De 24 a 30 de junho

Espaço Sustentável – Praça da Liberdade, na Rua Gov. Leopoldo Neves

Turistódromo – Praça da Catedral – Centro

De 24 a 27 de junho

Baranda Supermercados – Avenida Amazonas, Centro

Expresso Brasileiro – Rua Paraíba, Palmares

De 28 a 30 de junho

Camarote Coca-Cola Brasil no Bumbódromo

Camarote Governo do Amazonas no Bumbódromo

Nos supermercados, as máquinas ficam de 24 a 27 de junho. Nos dias 28, 29 e 30, elas serão realocadas para os camarotes da Coca-Cola Brasil e do Governo do Amazonas no Bumbódromo.

“Temos muito orgulho de apoiar o Festival de Parintins há 28 anos e de contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável da região. O Recicla, Galera materializa nossos esforços para além da gestão correta de resíduos e geração de emprego e renda. Com este programa, unimos as comunidades em favor dos impactos positivos que beneficiarão o festival e o estado como um todo”, completou Victor Bicca, diretor sênior de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil.