Parintins Notícias

Em sua terceira edição no Festival de Parintins, o projeto ‘Recicla, Galera’ traz mais uma novidade para o público: as ECOrotas, por meio das quais moradores e turistas presentes na ilha poderão trocar resíduos recicláveis por flal –  suco servido em saquinho de plástico, conhecido como dindin em Manaus ou sacolé e geladinho em outras regiões.

As ECOrotas funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis. Entretanto, como o nome sugere, a proposta é que elas atuem como PEVs itinerantes por Parintins, percorrendo diversos pontos turísticos, bares, restaurantes e principais avenidas da cidade ao longo do dia.

“A cada edição buscamos novos meios de trazer a reciclagem para o cotidiano da população e da festa. Queremos mostrar que a destinação correta de resíduos não precisa ser um trabalho penoso, algo à parte do festival. A ideia é que a gente consiga, cada vez mais, inserir essa atividade como algo natural, que faz parte da diversão, das brincadeiras e do viver o Festival de Parintins”, disse a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda. 

Ao todo, são duas rotas ecológicas que circulam juntas pelos principais pontos da cidade, recolhendo resíduos da população e incentivando a circularidade. Os agentes ambientais da ECOrotas mobilizam os turistas e torcedores a descartarem corretamente os resíduos. Quem aderir às ações e entregar duas latinhas ou duas garrafas PET ganha um flal.

Foi assim que Fernanda Silva, de 23 anos, conseguiu se refrescar no calor de Parintins. “Foi uma boa escolha para conscientizar o povo parintinense que, além de ter o ambiente limpo, pode se refrescar por causa do sol, que está tendo bastante”, disse. 

Ela destacou a importância da campanha. “É muito importante, principalmente na época do Festival, porque vem muita gente de fora e temos que demonstrar que Parintins também é uma cidade limpa e higiênica”, completou. 

Ao lado do pai, Sophia de Souza, de 19 anos, veio de Manaus para prestigiar o Festival. Ela também não perdeu tempo e trocou resíduos por flal. “Eu achei muito bom, muito legal porque as ruas não ficam tão sujas e é um modo de ajudar o planeta”, destacou.

Sobre o Recicla, Galera

O projeto ‘Recicla, Galera’ é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sema, e o Sistema Coca-Cola Brasil. A execução operacional é realizada pelo Impact Hub Manaus. 

O projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas duas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O Sebrae, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa.