Parintins Notícias

Torcedores podem trocar resíduos recicláveis por brindes e participar de atividades de educação ambiental

Foi dada a largada para a terceira edição do ‘Recicla, Galera’, a maior ação de Sustentabilidade do Festival de Parintins. Nesta segunda-feira (24/06), foi ativado o Espaço Sustentável, instalado na região central de do município para ser um centro de coleta, destinação e triagem de resíduos em tempo real, além de atividades de educação ambiental e troca de materiais recicláveis por brindes.

O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e Sistema Coca-Cola Brasil. Reforçando o compromisso do Festival com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, o espaço ‘Recicla, Galera’ ampliará as experiências interativas de sucesso realizadas nos últimos anos, além de implementar novas ações sustentáveis.

“A grande novidade esse ano são nossas máquinas coletoras, onde o torcedor dos dois bois podem visitar nossa tenda, trazer seus resíduos e trocar por brindes”, ressaltou a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, na abertura dos trabalhos na Tenda Sustentável, que inclui circuito de educação ambiental e circuito de triagem sob a responsabilidade da Associação de Catadores de Parintins.

No local, o público poderá acompanhar o processo de gestão de resíduos realizado pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e ainda ganhar brindes por meio de atividades interativas como Vira Roleta, Dominó, Quebra-cabeça e outras. O espaço também conta com áreas instagramáveis e atividades de educação ambiental.

Reciclou, ganhou!

Neste ano, o Espaço ‘ReciclaGalera’ vem com uma novidade imperdível. Máquinas coletoras automatizadas foram instaladas no local, para que visitantes destinem seus resíduos recicláveis e pontuem para um dos bois: Caprichoso ou Garantido.

Nos equipamentos, podem ser destinadas latinhas ou garrafas PET. O descarte de cinco ou 15 resíduos, de uma única vez, é recompensado com brindes exclusivos: cinco resíduos podem ser trocados por uma bebida do portfólio Coca-Cola Brasil, enquanto o descarte de 15 itens poderá ser trocado por um bucket, uma pochete ou um copo do seu boi.

Ao final da competição, a pontuação das máquinas será somada à quantidade de resíduos coletados e descartados corretamente pelas Galeras Itens 19, no Bumbódromo, durante as três noites do Festival. O da torcida que mais se engajar na reciclagem levará o título de Campeão Sustentável do 57º Festival de Parintins e um investimento de R$20 mil reais para aplicação em ações ambientais.

O vencedor da disputa será conhecido no dia 1º de julho, antes da premiação geral do festival. O Espaço Sustentável ‘Recicla Galera’ funcionará até o dia 30 de junho, das 8h às 17h, na Praça da Liberdade, localizada na Rua Governador Leopoldo Neves, Centro de Parintins.

Sobre o Recicla, Galera

O projeto ‘Recicla, Galera’ é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sema, e o Sistema Coca-Cola Brasil. A execução operacional é realizada pelo Impact Hub Manaus.

O projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas duas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O Sebrae, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa.