Parintins Notícias

No Turistódromo, abacaxi de Novo Remanso é destaque por sua doçura e indicação geográfica

O abacaxi produzido, principalmente, no Novo Remanso, em Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital), está sendo destaque da Vitrine do Agro, no Turistódromo, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), promovida pelo Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS). Com a iniciativa de divulgar o fruto, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), distribuiu 800 abacaxis aos visitantes que prestigiaram os serviços oferecidos pelo Governo do Amazonas, no sábado (29/06) e neste domingo (30/06).

A Vitrine do Agro conta com o apoio de todo o Sistema Sepror, com o intuito de apresentar amostras dos principais sabores nativos da região amazônica, que são produzidos pelos agricultores locais, além de serem comercializados nos programas de compra pública do Estado, e nas feiras da ADS.

“Estamos aqui no Turistódromo em uma oportunidade única, divulgando o nosso abacaxi mais doce do mundo, um produto único, com indicação geográfica, da Vila do Engenho, de São Francisco do Caramuri e Vila Novo Remanso, distribuindo aos visitantes que estão prestigiando o Festival de Parintins, seguindo a determinação do governador Wilson Lima de estarmos próximos e apoiando nossos produtores rurais”, comentou o titular da Sepror.

Além dos abacaxis, a Sepror entregou 100 compotas de abacaxi, 200 caixas com produtos do agro, contendo doce de leite, castanha, guaraná, farinha, além de mais de 500 balas de cupuaçu, castanha e abacaxi.

Por sua vez, o presidente da Associação de Produtores de Abacaxi da região do Novo Remanso (Encare), Daniel Leandro, lembrou que a produção do abacaxi mais doce do mundo acontece em três regiões próximas, que pertencem a três municípios amazonenses: Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

“Em nome da Encare, de todos os produtores, agradeço ao secretário da Sepror, Daniel Borges, que está oportunizando este momento histórico, em que unimos a Cultura Popular à doce cultura do abacaxi do Amazonas durante o Festival de Parintins. É o agro alimentando o Festival de Parintins, como diz o secretário Borges“, concluiu.

Selo IG

Diferenciado pela doçura e baixa acidez do fruto, o abacaxi produzido em Novo Remanso recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), em 2020. O reconhecimento foi publicado na “Revista da Propriedade Industrial” do Inpi, edição 2.579, de 9 de junho.

Todos os itens expostos na Vitrine do Agro recebem o apoio do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), desde as ações de políticas públicas voltadas para o fomento, assistência técnica, segurança alimentar e comercialização.