Festival de Parintins 2026: Prefeito Mateus Assayag busca ampliar recursos federais em Brasília

Encontro com o ministro do Turismo marca o início das tratativas para o aporte financeiro aos bumbás Caprichoso e Garantido e investimentos na infraestrutura da cidade

2 min de leitura
Em Brasília, Prefeito Mateus Assayag Reúne Com Ministro Do Turismo Para Discutir Festival De Parintins 2026
Em Brasília, Prefeito Mateus Assayag Reúne Com Ministro Do Turismo Para Discutir Festival De Parintins 2026
Rafael Medelima

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, liderou uma comitiva em Brasília nesta terça-feira (03) para assegurar e ampliar o apoio do Governo Federal ao Festival de Parintins 2026. A reunião com o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, articulada pelo deputado federal Saullo Vianna (União Brasil), focou no repasse financeiro essencial para a construção do espetáculo dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

Fortalecimento dos Bois e do Espetáculo

Pelo terceiro ano consecutivo, a gestão municipal busca viabilizar recursos que compõem o orçamento das agremiações folclóricas. “Esse recurso é fundamental para que os bois possam fazer as grandes apresentações que encantam parintinenses e visitantes no Bumbódromo”, destacou Assayag.

O encontro contou com a presença de lideranças estratégicas:

  • Rossy Amoedo (Presidente do Caprichoso);
  • Fred Góes (Dirigente do Garantido);
  • Diego Mascarenhas (Vice-presidente do Caprichoso);
  • André Guimarães (Diretor da Maná Produções).

Expansão de Investimentos para a Cidade

Além do patrocínio direto aos bumbás, o prefeito apresentou uma proposta inédita: a extensão do aporte financeiro diretamente para a Prefeitura de Parintins. O objetivo é utilizar os recursos em convênios e contratos para melhorar a organização e a estética urbana.

De acordo com o prefeito, a meta é preparar a cidade para que o turismo gere ainda mais emprego e renda para a população local. O ministro Gustavo Feliciano sinalizou abertura para as parcerias estratégicas, visando o fortalecimento do festival como pilar do turismo brasileiro.

Histórico e Expectativas para 2026

Para a edição de 2025, a articulação política de Saullo Vianna já havia garantido R$ 10 milhões em patrocínio via Ministério do Turismo. O parlamentar afirmou que o foco agora é ampliar esse montante para 2026, consolidando Parintins como o maior festival cultural do Brasil.