Informações e Notícias de Parintins

FTI e Projeto Ver e Tratar lideram conquistas da Dra. Mayara nos 100 dias

Com a responsabilidade de ser a parlamentar mais votada do Amazonas, com 50.819 votos de confiança dos amazonenses, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP), teve como prioridade as ações para resolver questões emergenciais como a saúde. Uma das conquistas foi o remanejamento do recurso do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI). Dos R$ 350 milhões, R$ 70 milhões foram para os 61 municípios do interior.

“Essa tem sido uma das minhas lutas, desde quando entrei aqui nesta casa. Nunca ninguém tinha proposto a utilização do fundo dessa forma, mas assumi esse compromisso e vou seguir até o fim; a saúde do interior precisa de um olhar diferenciado. O FTI é apenas o primeiro passo de um longo caminho que vamos percorrer para qualificar a área”, explica Mayara Pinheiro.

Já são 279 requerimentos propostos para a capital e o interior; grande parte para solucionar problemas de infraestrutura como recapeamento de ruas e limpeza pública. Dos 15 Projetos de Lei e três Indicativos ao Governo do Estado apresentados até o momento, a maioria é relacionada à saúde. Inclusive, dois já foram aprovados no Plenário.

O primeiro cria a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção de Doenças Crônicas não transmissíveis (DCNT), com um Plano de Ações Estratégicas para combater estas enfermidades na semana do Dia Mundial de Saúde, comemorado 07 de abril.

“No Amazonas, 32% dos adultos, cerca de 743 mil pessoas, possuem pelo menos um problema crônico. Assim, precisamos de políticas públicas específicas com ações de prevenção principalmente em fatores de risco, como o uso do tabaco, inatividade física, consumo excessivo de álcool, dietas pouco saudáveis e poluição do ar”, afirma Dra. Mayara. Outra proposta da deputada com parecer favorável foi a instituição do Programa Estadual de Orientação sobre a Síndrome de Down e a Semana de Conscientização da Síndrome entre os dias 21 e 28 de março.

A deputada já realizou visitas a diversas unidades hospitalares e também a Central de Medicamentos do Estado (CEMA). Todos estes locais merecem atenção, mas um em especial tem sido uma das prioridades da Dra. Mayara: Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, a FCecon. “Os problemas na instituição são muitos, por isso temos que dar um passo de cada vez. Comecei com um indicativo ao Governo para a execução do Projeto Ver e Tratar o Colo Uterino. Vão ser com mutirões, a cada seis meses, nos municípios polos Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé e Tabatinga, além do Micropolos em Coari, Borba e São Gabriel da Cachoeira. Assim, com um reforço na prevenção, vamos combater um câncer totalmente evitável”, ressalta a parlamentar.

Cuidar dos direitos a mulher também é outro foco do mandato da parlamentar. Nesse sentido, foi criado um projeto o qual dispõe a destinação de 3% das vagas de emprego nas empresas prestadoras de serviço do Amazonas, para as mulheres vítimas de violência doméstica. Com esta propositura, o objetivo é resgatar a autoestima das mulheres e ajudar no desenvolvimento delas na sociedade.

Apesar de ser novata na Casa, a parlamentar já alcançou prestígio sendo a segunda vice-presidente da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Além disso, ganhou papel de destaque na União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), sendo vice-presidente da Secretaria de Saúde.

Texto: Assessoria da Deputada

Comentários
você pode gostar também