Informações e Notícias de Parintins

FVS emite segundo Boletim de Monitoramento dos Atendimentos de Saúde em Parintins

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou o balanço do segundo dia do trabalho realizado pelo órgão estadual em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins, durante o 54º Festival Folclórico de Parintins, município localizado a 369 quilômetros de Manaus.

Nas ações de Vigilância desta sexta-feira (28/06), quando aconteceu a primeira noite de apresentações do boi Garantido e Caprichoso, foram realizadas 18 inspeções sanitárias, 33 inspeções sanitárias e ambiental em embarcações, 129 abordagens a vendedores ambulantes no entorno do Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), 638 cadastramento de interesse sanitário e apreensão de 10 quilos de produtos impróprios para consumo.

No segundo dia do monitoramento nas unidades hospitalares, a FVS registrou 100 atendimentos de saúde relacionados ao evento de massa. Ao todo, 59% dos casos atendidos foram clínicos, e 21% traumas, sendo que a maioria casos leves, de fratura, lesão perfurante, escoriação e contusão, o que reflete um quadro positivo no setor saúde.

Nos casos clínicos, os principais sinais e sintomas relatados foram febre (18,2%), dor nos ombros (13,8%), cefaleia (12,3%), diarreia (11,6%), tontura (11,6%) e dor abdominal (10,5%). Doenças crônicas e embriaguez, violência também foram relatados.

Os atendimentos médicos foram realizados no Hospital Dr. Jofre Cohen (36), Hospital Padre Colombo (25), Unidade Básica de Saúde (25) e Bumbódromo (14). Os tipos de procedimentos realizados foram medicação (60%), aferição de pressão (43%), curativo (22%), raio x (11%), teste de glicemia (9,4%), outros não especificados (7,2%) e exames laboratoriais (3,9%).

Para o diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, que está em Parintins, acompanhando as ações de monitoramento, os atendimentos do primeiro dia no Bumbódromo foram o esperado e todos classificados como casos leves e pontuais.

“O monitoramento acontece além das unidades de saúde, mas também em pontos estratégicos, com a finalidade de detectar de forma rápida e oportuna eventos adversos. As vigilâncias tanto a estadual quanto a municipal seguem com ações de dia e a noite, voltada para prevenção e promoção a saúde”, pontuou Cristiano.

O perfil epidemiológico dos atendimentos mantém 60% foram para homens e 40% para mulheres. Entre os pacientes atendidos, 51% receberam alta médica, 32% ficaram em observação e 13% foram transferidos para outra unidade de saúde.

FVS emite segundo Boletim de Monitoramento dos Atendimentos de Saúde em Parintins FVS emite segundo Boletim de Monitoramento dos Atendimentos de Saúde em Parintins

Ações de Educação em Saúde – Durante o primeiro dia de festival, os profissionais de saúde do Programa de Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST) realizaram ações de promoção a saúde com a distribuição de 25.000 preservativos masculinos, 3.500 unidades de gel lubrificantes e 2.400 panfletos educativos para os brincantes da festa.

FOTOS: Divulgação/FVS-AM

Comentários
você pode gostar também