Informações e Notícias de Parintins

FVS realiza supervisão e acompanhamento das atividades do Programa Vigiagua em Barreirinha e Parintins

Os municípios de Barreirinha e Parintins vão receber, de 22 a 26 de abril, a supervisão e acompanhamento das atividades no Programa de Vigilância da Água de Consumo Humano (Vigiagua), realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio da Gerência de Riscos não Biológicos (GRNB).

A ação faz parte do calendário anual de atividades da FVS para orientação e apoio técnico às secretarias municipais de saúde, visando o pleno funcionamento do laboratório de análise e demais atividades de monitoramento da qualidade da água distribuída à população.

Segundo a gerente de riscos não biológicos da FVS, Ana Lucy Magalhães, a supervisão contempla desde presença junto às equipes locais na coleta de amostras de água até reuniões técnicas com os representantes da secretaria municipal de saúde, Prefeitura e sistema de abastecimento.

“O enfoque é a qualidade da água disponibilizada para a população. A FVS mantém esse acompanhamento fornecendo os subsídios necessários para garantir à saúde da população”, informa.

Ana Lucy destaca que várias doenças podem ser veiculadas pela água sem tratamento adequado, sendo as principais hepatite “A”, diarreias, cólera e parasitoses em geral.

Programa Vigiagua – Para melhorar a qualidade da água de consumo humano, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiágua), a fim de garantir à população acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação.

Atualmente, no Amazonas, 21 municípios realizam monitoramento da qualidade da água, contando com o apoio da FVS na coordenação, apoio técnico e doação de equipamentos e insumos de laboratório como forma de garantir a efetiva realização das ações do Programa Vigiagua.

Comentários
você pode gostar também