Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A 36ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin) terá a presença de bovinos de alta genética das raças nelore, tabapuã, montana e girolando, todos com certificado de rastreabilidade, no período de 23 a 27 de novembro. Os currais do Parque de Exposições Agropecuárias Luiz Lourenço de Souza foram preparados para receber o rebanho de gado de corte e leiteiro, com a entrada liberada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), bem como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no dia 22 de novembro.

O presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), Telo Pinto, articulou com os criadores a triagem de animais de qualidade e concedeu a contrapartida de ajuda de custo para a logística de médico veterinário credenciado pelo Mapa ir às fazendas fazer a coleta e leitura de exames de sanidade. O dirigente também deu apoio de combustível aos pecuaristas para o transporte das boiadas até o parque de exposições na data prevista de entrada. Todos os bovinos, com exames e vacinação contra a febre aftosa em dia, passam pelo pedilúvio para a desinfecção das patas.

Tourinhos, garrotes, novilhos, vitelas, novilhas e matrizes são as classificações dos animais disponíveis para negociação durante a realização da 36ª Expopin. Telo Pinto destaca a referência de criadores de gado nelore de Parintins que, inclusive, já possuem animais com avaliação genômica, assinatura das características, nos Estados Unidos da América (EUA), subsidiada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O presidente da APP enfatiza o melhoramento genético do rebanho, com o gado tabapuã e girolando.

Fotos: Pedro Coelho

Relacionados