Parintins Notícias

Torcedores encarnados destinaram corretamente 236 quilos de materiais recicláveis, contra 180 quilos da galera azulada

A galera item 19 do boi-bumbá Garantido conseguiu destinar corretamente a maior quantidade de materiais recicláveis, na primeira noite do Festival de Parintins 2024, na sexta-feira (28/06). Ao todo, a nação encarnada destinou 236 quilos de materiais recicláveis ao ecoponto do “Recicla, Galera”. A torcida do Caprichoso conseguiu coletar 180 quilos.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil. O objetivo da disputa é mobilizar e incentivar os torcedores na arena a destinarem corretamente a maior quantidade de resíduos recicláveis durante a festa.

O bumbá da galera que mais enviar materiais para reciclagem garante o prêmio de R$ 20 mil em ações de sustentabilidade, além do título de Campeão Sustentável do Festival de Parintins 2024. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destaca a importância do envolvimento dos torcedores.

“A mobilização das galeras é parte fundamental do ‘Recicla, Galera’, a maior ação de sustentabilidade de Parintins. Vale lembrar que esse é o resultado apenas da primeira noite e nada está decidido. Ainda há mais dois dias de disputa no Bumbódromo e no total destinado pelos torcedores nas máquinas coletoras. Então, a gente convoca todas as galeras para se engajar nesse duelo e fazer um festival mais sustentável”, disse.

Do Bumbódromo, o material foi recolhido e levado para ser triado e pesado no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, situado na Praça da Liberdade, por profissionais da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), com supervisão da Sema.

“Vale destacar que as duas galeras destinaram muitos rejeitos, que não são contabilizados na disputa e não devem ser colocados nos ecopontos. TNT e papéis laminados, por exemplo, não entram no cômputo. Os materiais passam por uma triagem prévia dos catadores, antes de ser pesado, então é importante facilitar o trabalho feito por eles”, finalizou Taveira.

Duelo de reciclagem

A disputa continua até domingo (30/06). Os torcedores das galeras recebem, na entrada do Bumbódromo, sacolas recicláveis para coletar seus resíduos – plásticos, papéis, papelão e outros materiais recicláveis gerados durante as apresentações.

Com a sacola cheia, o torcedor item 19 deverá levar seus resíduos até o ecoponto do seu boi, quando estiver deixando o Bumbódromo. A estrutura está localizada no local de entrada e saída de cada galera.

Sobre o Recicla, Galera

O projeto ‘Recicla, Galera’ é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sema, e o Sistema Coca-Cola Brasil. A execução operacional é realizada pelo Impact Hub Manaus.

O projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas duas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O Sebrae, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa.