Garantido assegura acesso de crianças e adolescentes nos ensaios em Parintins

Compartilhe:

A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido assegura a participação de crianças e adolescentes nos ensaios da Batucada na temporada de 2023 nas dependências do curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido). O primeiro evento deste ano com a presença de menores de idade foi o ensaio de abertura da temporada realizado na terça-feira, 4 de abril. O público infantil, acompanhado pelos seus pais e responsáveis legais, pôde se divertir ao embalo das toadas do Garantido, até o limite de horário estabelecido pelo Poder Judiciário.

De acordo com a diretora social do bumbá, Jucilei Conceição dos Santos, o tempo de permanência das crianças e adolescentes, tem como base as orientações da Portaria Conjunta nº 01/20021, uma vez que a portaria com as novas regras ainda não foi publicada. Jucilei destaca que a diretoria social do Garantido montou uma equipe especializada para o acompanhamento de menores de idade no curral.

O grupo atua em uma sala dentro da área de eventos da Cidade Garantido com a identificação das crianças, dos pais ou responsáveis, análise da documentação dos pequenos e dos adultos (triagem documental), expedição de crachás de identificação dos menores, além de prestar todas as orientações quanto às normativas legais.

“A participação das crianças deve ser sempre acompanhada dos pais, mães ou responsável legal, ou seja, se não for pai e nem mãe, tem que obrigatoriamente ser uma pessoa que tenha a tutela e como responsável legal que responda pela criança. Temos que atentar também, que as crianças, segundo as normativas, só podem ficar no curral até as 22 horas. Que os pais tenham essa sensibilização de que a criança não pode passar desse horário no ambiente. No horário, ou seja, minutos antes das 22 horas, o apresentador de palco já começa a avisar os pais que está na hora das crianças irem para casa”, ressaltou a diretora social Jucilei, que também é integrante do Conselheiro Municipal da Criança e da Adolescência (CMDCA).

Segundo a diretora, na ocasião do primeiro ensaio cerca de 150 crianças e adolescentes participaram, munidas da documentação e dos crachás.

“Os pais e responsáveis foram sensíveis e atenderam o horário de retirada das crianças e estão de parabéns”, frisou.

A atuação em apoio à permanência de crianças e adolescentes na Cidade Garantido segue a recomendação do Juizado da Infância, Ministério Público e do CMDCA, na pessoa do conselheiro e psicólogo Naldo Reis.

“Para nós, enquanto conselheiros e representantes do Boi Garantido no Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e Conselho Municipal da Assistência social (CMAS) é de grande importância a preocupação dos pais em ir até a Cidade Garantido fazer o credenciamento dos menores de idade para que eles possam participar dos nossos eventos até o horário estipulado pela Justiça”, explicou o psicólogo.

Normativa

A diretoria social enumera as principais exigências da portaria quanto a idade e horário permitido para a permanência de menores nos eventos do Garantido.

  • Crianças de até 12 anos incompletos e/ou adolescentes de 12 anos (inclusive) até 14 anos (incompletos): das 18h às 22h.
  • Adolescente de 14 anos (inclusive) até 16 anos incompletos: das 18h às 23h.
  • Adolescente de 16 anos (inclusive) até 18 anos incompletos: das 18h às 0:00h.

A comprovação da idade da criança ou adolescente deve ser realizada por meio de documento oficial de identificação pessoal e comprovante de residência.

Documentos Necessários

  • Comprovante de residência
  • Pai/mãe: CPF ou RG
    Responsável legal: Guarda, tutela ou curatela, concedida por ordem judicial.
    Criança e ou/adolescente: certidão de nascimento, RG e/ou CPF.

A diretora social informa também que os interessados devem dirigir-se com antecedência a Sala do Social das 8h às 12h e das 14h às 18h, exceto nos dias de ensaio até as 20h, munidos da documentação, a fim de realizar a triagem e providência dos crachás.

Contato para informações: (92) 99519-0914.

Fotos: Marcondes Maciel

Tags:
Compartilhe essa notícia
Relacionados