Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Os artistas do Boi Garantido entram em galpão para a execução do projeto de arena “Garantido, Por Toda a Vida” para o Festival Folclórico de Parintins 2023 no próximo dia 13 de março. Para marcar a entrada dos trabalhadores de arte no galpão uma missa em ação de graças será realizada na Cidade Garantido, onde reunirá toda a diretoria, sócios, artistas e a comunidade parintinense a pedido de proteção para mais uma temporada bovina vermelha e branca.

De acordo com a concepção artística do bumbá, este ano o “Boi do Povão” vai apresentar um espetáculo grandioso, ousado e vitorioso, tanto na formatação alegórica quanto em detalhes técnicos. O trabalho de estudo e pesquisa para a fundamentação teórica artística da Comissão de Artes é composta por Pablo Miranda, Allan Rodrigues, Adan Renê, Djane Sena e Enéas Dias.

Garantido sai na frente e anuncia entrada de artistas em galpão para Festival de Parintins 2023

“Estamos focados e com os planos a todo vapor para garantir o melhor boi de arena de todos os tempos. O projeto está pronto. As alegorias todas concebidas. Todo o material necessário para a primeira etapa dos módulos alegóricos já está na Cidade Garantido. Já estamos finalizando os preparativos os galpões de alegoria, e em seguida será o de tribal”, destacou o presidente Antônio Andrade Barbosa.

Segundo o presidente, para proporcionar um trabalho de qualidade e a altura do talento dos artistas do Garantido, o galpão central passou por adequações na estrutura física, reparos no sistema elétrico e no telhado, melhoria na iluminação, restauração dos banheiros e bebedouros, além de cumprir a legislação no que se refere a segurança do trabalho com revisão e recarga de extintores de incêndio, repintura de sinalização de rota de fuga, saída de emergência, entre outros.

Outro ponto destacado por Antônio Andrade, é que todos os operários de galpão vão receber EPIs (Equipamento de Proteção Individual), como também terão o funcionamento da Sala de Enfermagem com profissionais da área atuando durante o período de trabalho.

“Isso tudo é para que nossos artistas tenham as condições necessárias para trabalhar”, pontuou Andrade.

Garantido sai na frente e anuncia entrada de artistas em galpão para Festival de Parintins 2023

Preparo do galpão

Para a realização do trabalho de reorganização de estruturas alegóricas dentro do galpão, de acordo com o diretor administrativo Adson Silveira, há duas semanas um grupo de kaçauerés (empurradores de alegoria) já estão organizando as alegorias e posicionando os módulos nos espaços de cada artista dentro dos espaços do barracão central. Esse primeiro trabalho tem a coordenação do artista de ponta e coordenador de galpão, Antônio Cansação.

“Na segunda-feira, dia seis de março, a diretoria e Comissão de Arte entregam para os artistas de alegoria todos os projetos. Com isso ele terão uma semana para estudar a melhor forma para ‘tirar do papel’ e executar as obras de arte para as três noites do festival deste ano”, ressaltou Adson Silveira.

Calendário de eventos Março 2023

Dia 06 de março: Entrega do projeto para os artistas.

Dia 10 de março: Lançamento Oficial do Festival de Parintins no Teatro Amazonas, em Manaus. Uma programação do Governo do Estado do Amazonas e Coca Cola.

Dia 13 de março: Missa de abertura dos trabalhos de galpão, na Cidade Garantido.

Dia 21 de março: Lançamento oficial do Festival Folclórico em Parintins.

Dia 24 de março: Inicio de shows para turistas.

Dia 25 de março: Lançamento do álbum de toadas do repertório “Garantido, por toda vida” com uma grande festa para receber a nação vermelha e branca no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido).

Dia 29 de março: Lançamento oficial do Festival Folclórico de Parintins em Brasília na sede da patrocinado Coca Cola.

Texto: Imprensa Boi Garantido

Fotos: Daniel Brandão/ Paulo Sicsu (arquivo)

Relacionados