Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Com o triplo da capacidade de armazenamento, o novo espaço fica instalado nas dependências da FVS-RCP

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (20/01), o novo Centro de Distribuição de Imunobiológicos do Amazonas, com uma estrutura modular diferenciada e pioneira no país, para armazenar e monitorar a temperatura de mais de 10 milhões de vacinas, além de soros terapêuticos. O espaço fica instalado na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), no bairro Colônia Santo Antônio, zona norte.

O novo centro passa a armazenar e funcionar como ponto de distribuição de todas as vacinas disponíveis na rede pública de saúde, enviadas pelo Ministério da Saúde, e que compreendem o calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Anteriormente, os imunobiológicos eram armazenados e distribuídos a partir da sede da SES-AM (imunizantes de vacinação de rotina) e da FVS-RCP (imunizantes contra a Covid-19).

O secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad destacou os ganhos que a nova estrutura vai trazer para a Vigilância em Saúde do Amazonas. “É um avanço muito grande. Esse é o único centro do Brasil modular com toda essa capacidade e, principalmente, com toda essa tecnologia embarcada. Isso mostra mais uma vez que a gente precisa, para atender melhor a população, de investimentos em infraestrutura. E é isso que o governador Wilson Lima tem dedicado e tem nos apoiado bastante”, afirmou o secretário.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o novo centro vai armazenar 22 tipos de vacinas, sendo quatro somente de Covid-19, além dos soros. “É um sistema inteligente, que garante os principais princípios de conservação e armazenamento dos imunizantes. A gente tem um gerador somente para essa estrutura, mesmo que a energia falhe tem o backup que entra. E nós temos aplicativos nos nossos celulares, ficamos monitorando e em qualquer intercorrência nós somos acionados por alarme”, explicou.

Estrutura

A nova estrutura representa ampliação do espaço para o triplo da capacidade de armazenamento de imunobiológicos, saindo de 76 metros quadrados para 227 metros quadrados. Outro ganho é o sistema de abastecimento de energia próprio, minimizando o risco de perda de imunizantes.

Além disso, o centro representa o fortalecimento do sistema de segurança com o monitoramento de temperatura e controle de acesso com biometria, e sistema de circuito interno de filmagem, ambos 24 horas.

Nesse centro, estará reunida a equipe de profissionais de saúde que atuam na Gerência de Imunização (GEIM), setor que coordena o Programa Nacional de Imunização (PNI) no estado, e está lotada no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.

A equipe distribui, aos municípios, vacinas de rotina para crianças menores de 2 anos, além de vacina da hepatite B, DTPa, HPV e Covid-19. O centro também vai abrigar soros terapêuticos, como soro antirrábico e soro antiveneno. O envio dos imunobiológicos ocorre mediante agendamento das secretarias municipais de saúde que controlam os estoques municipais.

O evento também contou com a presença do subsecretário municipal de Saúde da Prefeitura de Manaus, Djalma Coelho.

Relacionados