Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Com apoio da Fapeam, o Congresso de Produção Animal na Amazônia será realizado de 14 e 18 de novembro

Socializar conhecimento científico-tecnológico na área das Ciências Agrárias e favorecer a popularização dos saberes que potencializem a produção animal, a partir do debate de temáticas estratégicas para o desenvolvimento do setor primário, é o objetivo do Congresso de Produção Animal na Amazônia. O evento é apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e acontece no período de 14 e 18 de novembro, no Kwati Club, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

O Congresso será aberto a toda comunidade acadêmica nas diversas áreas das Ciências Agrárias, bem como para profissionais do ramo, pesquisadores e produtores rurais, de modo que para a participação no evento, o solicitante manifeste interesse a partir de prévia inscrição que não possuirá custo. A iniciativa tem apoio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) – Edital nº 002/2022, da Fapeam.

De acordo com o coordenador do evento, professor Noédson Beltrão, a expectativa é da realização de um grande evento na área.

Durante a ação serão ofertados minicursos e palestras em áreas prioritárias para o desenvolvimento da produção animal, sendo os minicursos conduzidos de forma presencial e as palestras na modalidade híbrida, com transmissão simultânea para congressistas.

As temáticas que nortearão as palestras serão: melhoramento genético animal; produção de ruminantes, produção e nutrição de não ruminantes; piscicultura sustentável e mercado de trabalho. Além disso, cada congressista poderá submeter até dois resumos, que poderão ser apresentados durante o evento na forma presencial ou modo on-line, conforme programação do evento. Após a realização do congresso, os participantes receberão certificados de participação.

Impactos esperados
De abrangência nacional e alcançando o interior do estado, o evento proporcionará um momento importante para o desenvolvimento da produção animal, com impactos sociais, tecno-científicos e econômicos.

Quanto aos impactos sociais, o evento favorecerá a mitigação das barreiras logísticas e geográficas. Já com relação aos impactos tecnológicos e científicos, destaca-se a difusão de tecnologias que operacionalizam, auxiliam nos manejos e favorecem a gestão do empreendimento rural, que, a partir das discussões, debates e ministrações durante do congresso, poderão ser compreendidas à luz da realidade amazônica promovendo o crescimento e auxiliando o produtor nas tomadas de decisão.

A realização do Congresso terá ainda impactos econômicos importantes em curto, médio e longo prazo. Em curto prazo, sobretudo para os diversos setores que compõem a economia do município de Parintins, já que a realização do evento proporcionará maior movimentação de serviços que atenderão àqueles que se deslocarão para município, como serviço de hotelaria, alimentação, agências de turismos, lazer, transportes, mídias, propagandas e outros.

Quanto aos impactos econômicos em médio e longo prazo, destacam-se os reflexos dos debates e da difusão dos conhecimentos científicos e tecnólogos durante a realização do congresso no desenvolvimento produtivo, como aprimoramento de técnicas, a correção de manejos e a adaptação de tecnologia para a realidade amazônica, que podem auxiliar na agregação de valor dos produtos agrários comercializados, aumentando a renda do empreendimento rural e favorecer cada elo produtivo.

Sobre o programa
Por meio do Parev, a Fapeam apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

ARTE: Noédson Beltrão

Relacionados