Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), nos dias 27,28 e 29 de setembro será realizada a 10ª Jornada de Saúde na Amazônia Ocidental: Pesquisa, Ensino, Saúde e Meio Ambiente: um olhar voltado para a população amazônica, no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), no bairro Praça 14, zona Sul de Manaus.  

O evento, que recebe fomento do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) da Fapeam, Edital Nº 005/2023, visa promover a integração entre profissionais, estudantes e pesquisadores da área de saúde, para discutir os desafios e as perspectivas para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população amazônica.  

Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição nas modalidades de estudante de graduação, profissionais de Ensino Médio e profissionais de nível superior, no site da jornada em :https://doity.com.br/xjornadadesaudedaamazoniaocidental . 

A coordenadora da atividade, Maria Elizete Araújo, do HUGV da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), destacou que no âmbito regional, a jornada proporciona a oportunidade de integração dos alunos e pesquisadores com a temática, ao discutir como melhor oferecer serviços de saúde às populações indígenas, ribeirinhas e quilombolas em ambiente acadêmico.  

Em nível nacional, a jornada permite que 45 hospitais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) possam participar do evento, oferecendo temas que geralmente são poucos discutidos em outros contextos brasileiro.  

“Também estamos promovendo a integração e o intercâmbio de pesquisas e ideias inovativas com os 26 professores que ministrarão cursos e palestras durante o evento”, observou a coordenadora.  

Temas e Premiação 

Entre os temas destacados durante o evento está “Inteligência Artificial na Escrita Científica”, “Mentoria de startups na área de saúde: como se tornar um empreendedor”?, “O papel da Inteligência Artificial na agregação de serviços de saúde no Amazonas” e “Estratégias para inclusão da população indígena, ribeirinha e quilombola na saúde e sustentabilidade ambiental”. 

A jornada traz ainda pesquisadores com expertise em pesquisa clínica e modelos inovadores de Clinical Trials, provendo a interação e troca de conhecimento para capacitação do Centro de Pesquisa Clínica do HUGV. 

“Vamos falar ainda sobre a telessaúde, no qual o HUGV é pioneiro, planejada para que nossos palestrantes e expert no assunto possam debater sobre a ‘Telessaúde e Educação a Distância no Amazonas: desafios e perspectivas’, passando pela Saúde digital, a Universidade Aberta do SUS e a Educação Permanente dos Trabalhadores do SUS”, acrescentou Maria Elizete.  

A ação contará ainda com premiações dos melhores trabalhos científicos em três modalidades acadêmicas com o “Jovem Cientista”, para alunos que concluíram, este ano, os projetos do Programa de Iniciação Científica da Fapeam (Paic) e do EBSERH (PIC).  

Também acontecerá o “Prêmio Saúde em Ação”, para alunos que participam das ligas acadêmicas, além dos resumos da própria jornada, que são as amostras dos resultados de pesquisa da comunidade acadêmica e científica do HUGV/ Ufam e das demais instituições de ensino. 

Sobre o Parev 

O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à ciência, tecnologia e inovação como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico. 

Confira a programa completa em: https://doity.com.br/xjornadadesaudedaamazoniaocidental 

Relacionados