Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Governo do Amazonas fomenta extrativismo em Lábrea com entrega de kits seringueiros

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, na segunda-feira (09/08), 50 kits seringueiros para a Associação dos Produtores Agroextrativistas da Comunidade José Gonçalves (APACJG), localizada no município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus).

A entrega ocorreu no auditório da Sepror, e contou com a presença do secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior; do prefeito de Lábrea, Gean Barros; e do presidente da APACJG e vereador de Lábrea, Antônio Britto.

Petrucio Magalhães comentou sobre a importância dessa entrega para o extrativista que foi afetado pela pandemia e também pela cheia. “Esse material vai ajudar o seringueiro a extrair o látex com qualidade. E, além desse fomento, será paga pelo Governo do Amazonas a subvenção, que é outro estímulo para o extrativista, melhorando sua renda”, disse o secretário.

Além das entregas feitas na segunda-feira, já foram entregues kits seringueiro para a Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc) e para a Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade de São Raimundo (Amexsara), que receberam cada uma 50 kits seringueiros, e a Associação dos Produtores, Criadores e Extrativistas do Amazonas (Aprocria) de Itacoatiara, que recebeu 40 kits.

Segundo Antônio Britto, os kits vão ajudar o seringueiro com um material novo, de qualidade, onde este poderá extrair com mais facilidade o látex.

“Esse equipamento, hoje, não existe no mercado para ser comprado, só pode ser adquirido através de projetos e/ou editais como esse. O Governo do Estado, por meio da Sepror, viabiliza esse equipamento para os nossos produtores, que é de suma importância para fomentar a atividade do extrativismo, além de melhorar a vida de cada um”, declarou Antônio Britto.

Ao todo, serão entregues 290 kits para seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) dos municípios de Lábrea, Manicoré, Canutama, Carauari e Itacoatiara.

Novo edital – A previsão é que seja lançado, no final deste mês de agosto, um novo edital de chamamento público para a entrega de mais 310 kits seringueiros no Amazonas.

Cada kit seringueiro é composto de 400 canecas de 600ml, 400 bicas, uma bombona 10 litros, uma lanterna de cabeça, duas lâminas de sangria amazônica e um facão.

FOTO: Djalma Júnior

você pode gostar também
Comentários
Loading...