Parintins Notícias

Ações aconteceram, na manhã deste sábado (30/03), no município de Rio Preto da Eva

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou, neste sábado (30/03), em Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus), uma unidade móvel do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e entregou a Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais (Apae) 100% revitalizada. 

Os investimentos foram feitos por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Esta é o 22º PAC do estado, a sétima unidade móvel entregue na gestão de Wilson Lima. Na inauguração, o governador reforçou o compromisso em levar os serviços de cidadania para mais próximo dos cidadãos.

“Inauguramos um PAC Móvel aqui. É o 22º do nosso Governo e é uma iniciativa inédita de emissão de identidade para 1ª e 2ª via, além de outros documentos que serão emitidos no local”, disse o governador Wilson Lima.

De acordo com a a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, os investimentos no PAC Móvel do município vão beneficiar os moradores com serviços importantes e que antes só eram possíveis em Manaus.

“Vai ajudar muito a população, porque vai ter a carteira de identidade nacional (CIN), além do Crédito Rosa e do Crédito + Inclusão, junto com outros serviços. O objetivo da Sejusc é interiorizar ainda mais os serviços de cidadania para que as pessoas possam ser atendidas no seu município”, disse Jussara Pedrosa.

No PAC, é possível realizar, entre outros serviços, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A unidade também contará com a emissão das carteirinhas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA).  

Também é possível receber ajuda para o cadastro de currículo na Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) e orientações sobre o seguro e auxílio para a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital e os serviços de previdência com a AmazonPrev.

APAE

A sede da Apae recebeu os serviços de pintura, reforma da parte elétrica e hidráulica, iluminação na área externa, adequação dos banheiros para Pessoas com Deficiência (PCDs) e reparos nas salas. Ao todo, os investimentos somam R$ 147.598,36, por meio do edital 001/2022 do setor social. Com a reforma, a expectativa é de que a unidade consiga ampliar e melhorar a qualidade dos serviços socioassistenciais especializados para as mais de 170 famílias associadas.

Por meio de uma articulação da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) junto à Sejusc, o governador também repassou à prefeitura dois trailers que serão usados para comercializar produtos derivados da laranja artesanal local. A cidade é a maior produtora de laranja do estado e, em três anos, o Governo do Amazonas capacitou 191 profissionais na cadeia de citros.

Segurança

Também foi entregue à Rio Preto da Eva o Sistema de Câmera de Vigilância da cidade, administrado pela Guarda Municipal. O investimento é no total de R$ 500 mil e veio por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles, paga pelo estado. O Sistema possui 30 câmeras de vigilância e a expectativa é reduzir em 80% os índices de violência nas áreas monitoradas. O local conta com câmeras de visão noturna, reconhecimento facial, reconhecimento de placas, registro de velocidade, entre outras tecnologias.

A Prefeitura de Rio Preto da Eva assinou um termo de cooperação com o Governo do Estado para que os agentes da Guarda Municipal recebam treinamento voltado para o novo sistema.

“O Estado, através da Polícia Militar, vai treinar a Guarda Municipal. Com isso, também vamos integrar todo o sistema de câmeras ao nosso CICC”, finalizou o governador.