Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Governo do Amazonas investe em profissionais para atuar com Educação Especial em associações de Pessoas com Deficiência

Aprovados no PSS da Secretaria de Educação foram convocados para atender a demanda

O Governo do Amazonas está investindo na contratação de profissionais especialistas em Educação Especial para atender à demanda das associações de Pessoas com Deficiência. Cento e vinte e dois profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto convocados começaram a se apresentar para tomar posse nesta segunda-feira (23/08).

A cedência dos profissionais está sendo viabilizada pelo Termo de Cooperação Técnica assinado, na sexta-feira (20/08), com Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), durante a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A secretária estadual de Educação, Kuka Chaves, diz estar feliz em poder ampliar a parceria com as OSCs, que já contam com 82 profissionais da pasta disponibilizados para o trabalho.

“Nós sabemos que essa demanda, hoje atendida por todas essas associações, são demandas que na verdade viriam para o Estado se hoje elas não estivessem à frente desse trabalho tão digno, tão importante. Então o estado do Amazonas agrega os 82 professores, que já estavam disponibilizados para essas entidades. Agora, teremos um número de 204 profissionais que vão trabalhar diretamente com a Educação Especial”, afirma a secretária.

Uma das entidades beneficiadas é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A presidente da Federação das Apaes, Socorro Gil, conta que a demanda era antiga e que os profissionais cedidos pela Secretaria de Educação vão aprimorar a oferta de atendimentos realizados pelas associações.

“Esses 122 professores que estarão divididos nas Apaes e outras associações nos trazem um momento novo e muito importante para todos nós. Neste período de pandemia, ficou um pouco complicado fazer as ações e com esses profissionais vamos conseguir ir para frente, que é o que nós queríamos”, frisa a presidente.

Atuação – Desde 2019, o Governo do Estado já convocou 602 profissionais para atuar nesta área, sendo 164 do concurso público de 2018, e 439 pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2019.

O termo de cooperação tripartite vai atender seis instituições, em Manaus e no interior, com a possibilidade de atender alunos de todas as idades e diversas necessidades especiais.

FOTO: Arthur Castro-Secom

você pode gostar também
Comentários
Loading...