Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Governo do Amazonas leva Gabinete Itinerante Ambiental para Carauari

Projeto da Secretaria do Meio Ambiente visa expandir diálogo com municípios para potencializar gestão ambiental no Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), iniciou, na quarta-feira (15/09), mais uma edição do Gabinete Itinerante Ambiental (Giam). Desta vez, equipes da Sema desembarcaram no município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus), a fim de alinhar estratégias de conservação e sustentabilidade entre Estado e Município.

O Giam é um projeto criado pela Sema com o objetivo de integrar as agendas de meio ambiente entre o Estado, representantes da gestão ambiental dos municípios e a sociedade civil organizada. Por meio dele, secretários e assessores técnicos da secretaria constroem um plano de ação integrado, para fomentar a difusão de políticas públicas ambientais no interior.

“Por meio do Giam, a Sema tem ido presencialmente nos municípios do interior do Amazonas, para escutar a sociedade e os representantes municipais, no intuito de encontrar meios, em parceria, para fortalecer a gestão ambiental como um todo. É uma articulação nos diferentes níveis de poder, para que o impacto na vida dos cidadãos seja maior”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

No primeiro dia de gabinete itinerante, o secretário e a equipe técnica da Sema participaram de uma reunião com o prefeito em exercício, Jânio Takeda, vereadores e lideranças comunitárias locais. Na ocasião, foram discutidos mecanismos para implementar Concessões de Direito Real de Uso (CDRU) coletivas, além de ações para o melhoramento do manejo comunitário de quelônios e do pirarucu.

Para o prefeito em exercício, o Gabinete é uma oportunidade de conciliar agendas em comum e trazer mais resultados para os cidadãos de Carauari. “Estamos muito felizes com a vinda da Sema. Sem dúvida será de grande valia para destravarmos e avançarmos em algumas pautas locais”, destacou.

Agenda em Carauari – As atividades do Gabinete Itinerante Ambiental seguem nesta quinta-feira (16/09), desta vez, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, situada no município. As atividades na Unidade de Conservação (UC) vão até a sexta (17/09), e incluem encontros com comunitários e a abertura oficial da despesca do pirarucu.

A ação em Carauari se encerra no sábado (18/09), com uma série de reuniões junto a representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), além de membros da associação local de catadores, da colônia de pescadores Z-25, da Associação dos Moradores Agroextrativistas da RDS Uacari e outras entidades.

Gabinete Itinerante Ambiental – Conhecido como Giam, o projeto foi criado em março deste ano e já contemplou os municípios de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) e Novo Airão (a 115 quilômetros da capital).

Além do secretário da Sema, a comissão do Estado reúne, nesta edição do Giam, o coordenador do Núcleo de Pesca da secretaria, Eduardo Conde; o gestor da RDS Uacari, Gilberto Olavo; e a assessora técnica do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), Ana Cláudia Leitão.

FOTO: Diego Peres/Secom

você pode gostar também
Comentários
Loading...