Governo do Estado beneficia instituição assistencial com quase R$ 150 mil em fomento

Recursos destinados ao Abrigo Moacyr Alves atenderão cerca de 200 famílias de pessoas com deficiência

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), realizou, na manhã da terça-feira (15/12), a entrega de equipamentos médicos e materiais permanentes para o Abrigo Moacyr Alves, na sede da instituição, na rua Professora Lea Alencar, 1.014, bairro Alvorada I, zona centro-oeste de Manaus. O fomento ao abrigo, voltado ao acolhimento de adolescentes e crianças com deficiência e parceiro de longa data do FPS, ocorre mediante edital e abrange recursos de R$ 147.929,83.

Por meio do fomento, o Abrigo Moacyr Alves recebeu o benefício com equipamentos que incluem uma emissão otoacústica (EOA), um potencial evocado auditivo de tronco encefálico (Peate), um audiômetro de dois canais, um imitanciômetro multifrequencial, dois sistemas de campo livre, um ganho de inserção (equipamento de verificação eletroacústica), uma cabine audiométrica, um foco frontal e aparelhos de pilates (cadillac classic, reformer classic, cadeira classic e barrel classic).

A secretária executiva do FPS, Kathelen Santos, esteve no local realizando a entrega do fomento, resultado de projeto apresentado pelo abrigo em edital de chamamento público, visando equipar o consultório clínico de audiometria e fisioterapia.

“Hoje com certeza é um dia muito especial. Esse projeto vem para melhorar a qualidade de vida e os atendimentos dos moradores aqui do Abrigo. O Fundo de Promoção Social é um parceiro ativo das instituições que prestam serviços para a sociedade amazonense. Aproveitando este momento, venho falar da importância do trabalho voluntariado dentro desses lugares que atendem crianças, idosos, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social”, destacou Kathelen.

“A entrega destes equipamentos irá trazer uma melhoria imensa na vida e na saúde dos nossos abrigados”, declarou a diretora do Abrigo, Claudete Ciarline, que expressou gratidão pelo apoio. “Em nome de todas as crianças, adolescentes e jovens aqui do Abrigo Moacyr Alves, venho agradecer ao Governo do Estado, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, por este dia de realização tão esperado por todos nós”.

Avaliações e diagnósticos – Com o material, a instituição poderá alcançar 90% de aproveitamento e eficácia na emissão do diagnóstico clínico, por meio dos equipamentos especializados adquiridos, e realizar 200 avaliações audiométricas mensais, e atendimentos fisioterapêuticos aos abrigados, juntamente às pessoas da comunidade do Alvorada e de bairros vizinhos.

“A sala de pilates foi uma melhora significativa na vida dos abrigados aqui do Moacyr Alves, uma vez que os mesmos não tinham o controle de tronco e nem o controle de cervical. Agora nós iremos poder trabalhar a postura e o equilíbrio de cada um de forma ímpar, em uma sala feita especialmente para que eles possam usufruir de todos os benefícios que o pilates traz, como por exemplo, respiração, força muscular e outros exercícios”, afirma a fisioterapeuta Dailany Andrade de Lima.

Instituição – O Abrigo Moacyr Alves é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que presta serviço social e especial de alta complexidade, promovendo o acolhimento Institucional (abrigo) temporário e de longa permanência para crianças e adolescentes com deficiências, principalmente física e neurológica, e ainda para aqueles que se tornaram adultos dentro da instituição e não têm para onde ir.

A instituição atende cerca de 50 acolhidos, desenvolvendo atividades em diversas linhas, entre elas fisioterapia, hidroginástica, música, jiu-jitsu, balé, capoeira, dança aeróbica, dança de salão, meditação, corte e costura. O atendimento se estende a mais de 200 familiares e comunidade, promovendo assim, a inserção social e o fortalecimento de vínculos entre os abrigados, familiares e comunitários.

FPS – Por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, o Governo do Amazonas seleciona, custeia e monitora projetos sociais que promovam inclusão social e produtiva de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

FOTO: Divulgação/FPS