Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Governo do Estado conclui missão de inspeção do BID sobre os avanços do Prosamim III

Missão de Inspeção do BID avaliou nos dias 23 e 24/02 as metas para a conclusão do Prosamim III

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), concluiu as apresentações dos planos e metas para a conclusão da terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), em Missão de Inspeção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ocorrida nos dias 23 e 24 de fevereiro, por meio de videoconferência na sede da UGPE.

A avaliação realizada por meio de videoconferência, oportunizou aos subcoordenadores da UGPE a apresentação, aos especialistas do BID, dos avanços e metas alcançados pela terceira fase do programa, como também, os impactos trazidos pela pandemia na execução das obras, reassentamentos e a dificuldade na compra de insumos utilizados na construção civil.

No primeiro dia de reunião, a UGPE apresentou o panorama da área Ambiental, de Engenharia e Social. E no segundo dia, o BID pôde avaliar as áreas do Institucional e Financeira.

As inspeções do banco estão inseridas nos contratos de financiamento BID, para que o Governo do Estado demonstre os avanços do programa nas áreas social, ambiental, engenharia e institucional.

Atualmente, o programa está executando obras de infraestrutura, que incluem intervenções de mobilidade urbana, saneamento básico e um novo parque urbano do Prosamim no leito do igarapé Mestre Chico.

O subcoordenador jurídico-institucional da UGPE, o advogado Francisco Souza, ressaltou o fortalecimento institucional que o programa fez durante os últimos 24 meses com órgãos municipais e federais, assim como, os repasses das obras executadas pelo Prosamim ao Município.

Segundo o advogado, os convênios com órgãos Estaduais, Municipais e Federais surgiram, primeiramente, pela necessidade de melhorar as respostas fornecidas por esses órgãos, para que o Prosamim executasse suas obras. E após a conclusão das obras, vem a necessidade de otimizar a capacidade operacional desses órgãos, para que possam receber nossas obras e realizar a conservação desses espaços.

A subcoordenadora financeira da UGPE, Daniela Jaime, afirmou que, nos aspectos financeiros, foram demonstrados todos os avanços alcançados nos desembolsos.

“Todo o planejamento financeiro de 2019 e 2020, enviado ao BID no início da gestão do governador Wilson Lima foi executado. Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, nosso plano de metas na área financeira foi alcançado”, afirmou a subcoordenadora.

A subcoordenadora ressalta que o êxito na execução das metas é um ponto positivo avaliado pelo banco, porque através desse resultado demonstramos ao BID a capacidade técnica e de execução da equipe da UGPE, seja na execução de grandes obras de infraestrutura, reassentamentos e nos repasses financeiros.

O coordenador executivo da UGPE, o engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirmou que o acompanhamento criterioso do BID é positivo para todos os envolvidos nas intervenções do Prosamim, pois através desse intercâmbio entre esses especialistas, com experiência internacional nas áreas da engenharia, ambiental, social e de saneamento básico, e os técnicos do Governo do Estado, quem ganha é a população do estado.

“Os acompanhamentos realizados pelos especialistas do BID oportunizam o aprimoramento constante nas obras e ações do Prosamim. Sendo o programa hoje para o BID, um modelo de sucesso do qual recebemos visitas de equipes do Brasil e até de outros países para aprenderem sobre o Prosamim”, afirmou Campêlo.

FOTO: Tiago Corrêa / UGPE

você pode gostar também
Comentários
Loading...