Grande Rio propõe “devoração” para o carnaval 2024, com enredo sobre a ancestralidade indígena 

Compartilhe:

“Nosso destino é ser onça”. Esse é o enredo revelado pela Acadêmicos do Grande Rio para o Carnaval do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí, em 2024, sexta-feira (24/03). Os carnavalescos responsáveis pelo desfile da campeã de 2022, Gabriel Haddad e Leonardo Bora, definiram a temática, inspirados no livro do escritor Alberto Mussa.

A Grande Rio aborda a reconstituição sobre o que seria um texto original de uma narrativa mitológica indígena, diante da ocupação da Baía de Guanabara, em 1550. O livro de Alberto Mussa, “Meu destino é ser onça”, que restaura o mito de criação do mundo pelo povo tupinambá, é a base da pesquisa dos carnavalescos que começou em 2016.

A antropofagia, a encantaria, a cura, a semeadura, a floração e a transformação são alguns dos temas que enriquecem o enredo. Com a sinopse em elaboração, Gabriel Haddad e Leonardo Bora repensam a complexidade e a diversidade do País, a partir da simbologia da onça nas diferentes cosmovisões dos povos originários e expressões culturais. 

A arte do enredo, com técnicas como pintura, fotografia e bordado, foi criada pelos carnavalescos, em parceria com o artista Aislan Pankararu, conforme reportagem do site

Veja o poster ilustrativo e mais detalhes do enredo: 

https://www.instagram.com/p/CqMAi06r_9x/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Tags:
Compartilhe essa notícia
Relacionados