Informações e Notícias de Parintins

Grupo de Dança de Fortaleza faz apresentação coreográfica com toada de Parintins

Acontece amanhã 17, no Teatro Jose de Alencar em Fortaleza-CE a apresentação do grupo de dança Oré Anacã, onde será mostrado a coreografia “Boi-bumbá de Parintins – o Show da Floresta” com a encenação da toada “Tic Tac do meu Coração” dos compositores Parintinenses Rozinaldo Carneiro e Marlon Brandão, uma toada composta em homenagem ao compositor Braulino Lima em referência ao sucesso já consagrado pelo grupo Carrapicho. A coreografia é de criação de todos os integrantes do grupo e coordenada por Marcos Campos, professor de dança do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. O Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC, nome cunhado a partir da língua Tupi e que significa “Nossa Dança”, tendo na sua origem etimológica a essência do trabalho, ou seja, apresenta produtos artísticos de diversas culturas de dança popular. O grupo está no oitavo ano de atividades e tem dois espetáculos: “Parintins em Festa” e “Entre Penas e Contas”, cerca de 30 coreografias fazem parte do conjunto coreográfico do grupo.

“Estamos felizes em saber que essa toada que é uma proposta nova a um termo já usado naquele que sem dúvidas foi o maior sucesso de uma toada de Parintins, o Tic Tic Tac do nosso amigo Braulino Lima, está sendo evidenciada e divulgada lá fora por esse grupo”, disse o compositor Marlon Brandão. A toada que está na voz de David Assayag e Zezinho Correa do Carrapicho, também foi interpretada por Vanessa Araújo (esposa do cantor Klinger Araujo). “Foi uma obra composta com uma proposta de divulgação do Festival e da nossa cultura, o ritmo está muito dançante e a toada totalmente comercial, teve autorização de Braulino Lima e acredito que tem potencial para se tornar um grande sucesso” salientou Rozinaldo Carneiro, um dos compositores da obra.

“A partir da nossa dança, encontramos um meio de sermos brincantes nos palcos da vida, caminhando e dialogando também com os brincantes dos terreiros, ladeiras, salões e ruas do Brasil”, disse Marcos Campos, professor e um dos coordenadores do grupo Oré Anacã e do projeto. O festival “FOLGANÇA” que acontece entre os dias 14 a 17 de agosto, é um encontro dos grupos de cultura popular tradicional do Ceará.

Grupo de Dança de Fortaleza faz apresentação coreográfica com toada de Parintins Grupo de Dança de Fortaleza faz apresentação coreográfica com toada de Parintins

Fotos: Marina Cavalcante e Alex Mendes

Comentários
você pode gostar também