Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Horta da Enfermaria Psiquiátrica do sistema prisional é revitalizada por detentos

Local conta com plantação de couve, alface, cebolinha, coentro e pimenta de cheiro

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) revitalizou a horta da Enfermaria Psiquiátrica do sistema prisional, anexa do Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM 1). A obra contou com a participação de três reeducandos da enfermaria, e mais um integrante do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”.

A horta existe há quase dois anos, mas estava desativada. Somente com a parceria da empresa cogestora do CDPM 1, New Life Gestão Prisional, foi possível dar início à reativação do local.

Em dois meses, os internos realizaram a limpeza do espaço, construíram cinco novos canteiros, sendo um deles um berçário de mudas, e instalaram redes de proteção.

Após o trabalho inicial, foram realizados a adubação, o plantio e a irrigação de hortaliças. Hoje, a horta de 140 metros quadrados, possui plantação de couve, alface, cebolinha, coentro e pimenta de cheiro. Tudo é cuidado pelos próprios reeducandos da Enfermaria Psiquiátrica.

Estímulo – A Enfermaria Psiquiátrica é onde se encontram os internos que possuem algum tipo de transtorno mental. Lá, são realizados diariamente terapias, tratamentos psicológicos, psiquiátricos, fisioterapêuticos e psicossociais, e outras atividades que estimulam a qualidade de vida dos internos. A reativação da horta se torna mais uma importante aliada nesta missão.

“A importância da horta pra eles é que, além de melhorar a qualidade da alimentação, uma vez que as hortaliças serão utilizadas na cozinha da unidade, a atividade em si funcionará como terapia ocupacional para os mesmos”, explicou o diretor da Enfermaria, Marcos Jorge de Oliveira.

Economia – Com iniciativas como esta, a Seap dá mais um passo no processo de tornar os estabelecimentos penitenciários do estado do Amazonas autossuficientes, poupando assim gastos com a aquisição de produtos extramuros.

FOTO: Divulgação/Seap

você pode gostar também
Comentários
Loading...