Informações e Notícias de Parintins

Humberto Amorim recebe Título de Cidadão do Amazonas em Sessão Especial

O jornalista e vocalista de jazz Humberto Amorim foi agraciado nesta terça-feira (7), com o Título de Cidadão do Amazonas, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A homenagem foi de iniciativa do deputado Adjuto Afonso (PDT), que recebeu apoio unânime dos demais parlamentares. “É o currículo do Humberto que justifica essa homenagem que a Assembleia presta hoje. Eu sempre digo que você não escolhe o lugar para nascer, mas escolhe o lugar para viver, e você, Humberto, escolheu o Amazonas para viver e tem prestado um grande serviço ao Estado. Além de contribuir na área de comunicação, da música, também exerceu vários cargos públicos e deixou sua marca inovadora registrada. É uma justa homenagem que a Assembleia está fazendo ao Humberto”, disse o deputado Adjuto Afonso.

Em discurso emocionado, o homenageado, Humberto Amorim, relatou um pouco da sua trajetória desde que se mudou de Rondônia para o Amazonas, do tempo também em que morou fora do país onde aperfeiçoou o trabalho com a música. E, como “bom contador de histórias”, destacou alguns fatos que marcaram sua carreira profissional na área do turismo e da música, agradeceu à família que estava presente, aos amigos e à Casa Legislativa pela honraria.

“Eu vim pra Manaus porque minha mãe decidiu que eu teria um futuro melhor, porque naquela época, em Porto Velho, não tinha nada. O destino foi muito generoso comigo. Obrigado mesmo, deputado Adjuto, por esse título, que ratifica o amor que eu tenho pelo Amazonas, que é natural. Eu aprendi tudo sobre a Amazônia aqui, não foi lendo livro. Foi esse paraíso florestal que me levou mundo afora, para que eu desenvolvesse meu intelecto, as minhas capacidades, mas sem perder àquela conotação de origem amazônica”, disse Humberto Amorim.

A deputada Alessandra Campelo (MDB), vice-presidente da Casa Legislativa, abriu a Sessão Solene, e repassou ao deputado Serafim Correa (PSB), que deu continuidade até o final da homenagem. A Mesa foi composta pelo professor Edmilson Bruno da Silveira, representando a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Jorge Luiz Vasques, representando a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti); e Aluízio Daou, vice-presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

Os deputados Dermilson Chagas (PP), Roberto Cidade (PV), Fausto Jr (PV) e Belarmino Lins (PP) também prestigiaram a Sessão.

Sobre Humberto Amorim

Humberto Amorim nasceu na cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, em 26 de maio de 1951. Ele é filho de Arlete Botelho de Oliveira e Humberto Amorim. Mudou-se para Manaus na década de 60, onde estudou no Colégio Dom Bosco. De 1976 a 2008, contribuiu de forma significativa com o turismo amazonense, em nível local, nacional e internacional, seja em cargos de destaque, como diretor, coordenador, gerente ou intérprete. Humberto Amorim já visitou 73 países sempre levando a cultura local em seu discurso.

Enquanto coordenador do carnaval de rua de Manaus, foi responsável pela transferência desta modalidade carnavalesca da Avenida Eduardo Ribeiro para a Avenida Djalma Batista. Também coordenou o Festival Folclórico do Estado do Amazonas, e retirou as manifestações folclóricas do estacionamento do Estádio Vivaldo Lima, transferindo-as para a Bola da Suframa.

Humberto Amorim também foi sócio fundador e primeiro secretário-geral do Skal Club de Manaus, entidade de renome internacional que reúne em vários países os integrantes titulares do trade turístico do setor hoteleiro, companhias aéreas, agentes de viagens e agentes governamentais do turismo.

Humberto Amorim foi pioneiro em algumas atividades na área da comunicação no Estado, como por exemplo, primeiro repórter do Amazonas a fazer reportagens no exterior pela TV Amazonas, atuando em Caracás, Miami, Nova York e Aruba; Primeiro repórter de Manaus a levar para o vídeo reportagens sobre o Festival Folclórico de Parintins; Primeiro repórter em Manaus a fazer entrevistas em três idiomas: Inglês, Francês e Espanhol.

Passou por vários cargos na emissora, de repórter, a apresentador e editor chefe, sendo idealizador e apresentador também em programas de destaque, tanto na TV quanto na Rádio. Um dos programas pioneiros de maior destaque no Amazonas e que permanece na memória dos amantes da música é o Momentos de Jazz, na Rádio Amazonas FM – 101.5, do qual, Humberto foi o idealizador, produtor e apresentador durante 22 anos.

Sempre disposto e abastecido pelo espírito inovador, Humberto Amorim idealizou e apresenta atualmente Programa Virtual de Notícias e Entrevistas HORA DO H, pelo Portal do Holanda. Também em suas atividades estão as funções de radialista, narrador e tradutor simultâneo de eventos diversos no Estado do Amazonas, além serviços prestados para fora do país.

Texto: Assessoria do Deputado

Comentários
você pode gostar também