Idam apoia produtores na entrega de 16 toneladas de alimentos orgânicos em Careiro da Várzea

Abacaxi, macaxeira, tucumã e hortaliças em geral estão na lista de alimentos orgânicos produzidos por agricultores de Careiro da Várzea e entregues, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município. Ao todo, 16 toneladas de produtos orgânicos foram entregues pela Associação de Produtores Orgânicos Renascer neste início de novembro.

Gerenciado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o PAA estadual, na modalidade Compra com Doação Simultânea, promove a aquisição de produtos da agricultura familiar, que logo em seguida são doados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a gerente da Unidade Local do Idam em Careiro da Várzea, Alcelene Salerno, essa política estadual é uma forma de valorizar a produção orgânica do município. “Na lista de produtos comercializados para o PAA, os orgânicos são vendidos a um preço mais elevado conforme cada produto, o que torna mais vantajoso para o produtor”, disse Alcelene, ao destacar que, os produtores iniciaram, desde o mês passado, a colheita do abacaxi para garantir a entrega do alimento ao PAA.

O produtor rural Jorge Luiz dos Santos, de 55 anos, do ramal do Cobra, Km 6,7, foi um dos produtores beneficiados com o PAA. “Essa foi nossa segunda entrega, e a próxima já está prevista para o dia 25 de novembro. Agradeço ao Governo do Amazonas pela iniciativa de gerar mais oportunidade de renda para nós produtores e também por incentivar e proporcionar meios para melhorar a nossa produção”, disse.

Segundo Jorge Luiz, os produtores da associação já estão trabalhando para comercializar também a produção para o PAA federal e para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) no ano de 2021.

Foram entregues 12 toneladas de abacaxi, que é a principal cultura mantida pelos produtores da associação, além de 3 toneladas de macaxeira e uma tonelada de hortaliças como couve, cebolinha, coentro, espinafre e jambu.

FOTO: Divulgação/Idam