Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp

A equipe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) se reuniu com as analistas da Gerência de Controle Agropecuário (GCAP) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), na quinta-feira (26/01), para alinhamentos quanto à reposição florestal em áreas degradadas e as dificuldades a serem enfrentadas.

Entre os temas, prioridade para o acesso ao Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA), que financia essas ações, garantindo as condições para o trabalho ser desenvolvido de maneira segura e eficaz. Outro ponto de relevância é a parceria entre Idam e Ipaam no sentido de capacitação técnica, com palestras e capacitações.

Para Luiz Rocha Maciel, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Dater), o trabalho conjunto entre as autarquias consegue bons resultados tanto na capacitação, quanto na celeridade da maioria dos processos.

Reposição florestal

A Reposição Florestal no Amazonas é uma iniciativa prevista pela Lei Estadual de n° 3.789, de 27 de julho de 2012, que tem como objetivo fomentar a compensação da matéria-prima extraída da floresta, por volume equivalente em plantio florestal, gerando estoque ou recuperação de cobertura florestal.

A medida obrigatória gera dividendos, conhecidos como créditos, Florestal e de Reposição. Ambos têm valores específicos e servem como incentivo para uma reposição constante e sua efetiva manutenção. No caso do Crédito de Reposição, o cálculo corresponde à reposição em volume, podendo ser em toras (m³ – metro cúbico), lenha (st – estéreo) e carvão (mdc – metro de carvão).

Os plantios realizados de forma voluntária, vistoriados e reconhecidos pelo órgão estadual de meio ambiente (Ipaam), poderão ser computados para fins de crédito de reposição.

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do Setor Primário, com atendimento focado nas pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus, ao lado do campo da Ulbra. O atendimento ao público é em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus a Unidade Local está localizada na avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina, próximo à barreira da cidade.

Relacionados