Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Idam reúne gerentes de unidades para discutir ações visando otimizar atendimento a produtores

Reunião, realizada de forma virtual, abordou estratégias e novos direcionamentos para buscar excelência no extensionismo rural no estado

“Precisamos ouvir todos os lados envolvidos, então é necessário chamar a equipe para termos uma conversa, e fazer um processo de transparência. Isso sempre com o objetivo de melhorar o processo administrativo e o atendimento junto aos produtores”, comentou Daniel Borges.

A reunião envolveu também a equipe da coordenadoria do Cartão do Produtor Primário (CPP), que foi reforçada recentemente com mais integrantes, a fim de melhorar a comunicação entre a coordenadoria e as unidades locais, e permitir um acompanhamento mais minucioso dos processos de cadastros e emissão do documento.

Segundo o coordenador do CPP e técnico em agropecuária, Aglei Maciel, é crucial que o Idam torne o processo de elaboração e emissão do documento mais eficiente e ágil.

“Precisamos dar mais celeridade ao recolhimento e elaboração dos documentos que são enviados ao Idam Central para a emissão do Cartão do Produtor. Enviamos um checklist e o formulário às unidades locais para que possamos sanar dúvidas com relação ao processo”, disse.

Com unidades locais em todos os municípios do estado, o Idam atende principalmente pequenos produtores e agricultores familiares. O Instituto tem trabalhado para aperfeiçoar a integração entre a central administrativa e os técnicos na ponta, sempre objetivando o melhor atendimento às famílias rurais.

Cartão do Produtor Primário

O CPP é emitido pelo Governo do Amazonas, por meio do Idam, destinado exclusivamente para pessoa física que exerça a atividade de produção rural. O documento assegura diversos benefícios aos produtores beneficiados, entre os quais está a isenção do ICMS na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos; possibilidade de emitir notas fiscais Modelo 04 (Produtor Rural); desconto de energia elétrica junto à operadora.

O documento também serve para comprovar o tempo trabalhado no setor primário durante o processo de aposentadoria.

FOTO: Antônio Barros Jr./Idam e Reprodução

-publicidade-