Parintins Notícias

Já estão disponíveis os editais do processo seletivo para os cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). As inscrições são gratuitas e iniciam nesta quarta-feira (10), via internet (Estude no IFAM). São ofertadas vagas para os cursos técnicos de nível médio na forma subsequente, de especialização técnica de nível médio e graduação para os campi da capital e do interior. As aulas têm previsão de início no segundo semestre de 2023.

Sobre os cursos técnicos de nível médio

📌Forma subsequente: É oferecido somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio. Nesta forma, as disciplinas são exclusivamente técnicas, e os cursos têm duração de um ano e meio ou dois anos.

Cursos: Administração, Agroecologia, Aquicultura, Informática para Internet, Edificações, Química, Meio Ambiente, Informática, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Mecânica, Agropecuária, Recursos Pesqueiros, Manutenção e Suporte em Informática e Secretariado.

📌Especialização técnica: É voltado a quem tenha concluído uma habilitação em Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas diferentes formas de oferta (concomitante, integrada ou subsequente); e seja portador do Certificado de Conclusão ou equivalente de Curso Técnico de Nível Médio dentro do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, Infraestrutura ou Informação e Comunicação e obrigatoriamente tenham cursado com aproveitamento uma ou mais disciplinas na área de elétrica, seja eletricidade básica, medidas elétricas, eletrônica ou eletrotécnica.

Curso: Energia Solar Fotovoltaica

Sobre os cursos de graduação presencial

📌 Licenciatura: São cursos de nível superior com duração média de quatro anos, formam essencialmente educadores. Ou seja, este grau é focado na formação de profissionais que pretendem atuar como professores, podendo ministrar aulas na educação básica (ensino fundamental e médio). Nesta área há grandes oportunidades de formação continuada, seja em cursos Lato Sensu ou Stricto Sensu. 

Cursos: Matemática, Química e Ciências Biológicas

📌 Bacharelado: São cursos de nível superior com duração média de quatro a seis anos, tendo como foco a formação científica ou humanística, conferindo ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel, podendo se especializar por meio dos cursos de pós-graduação.

Cursos: Administração, Engenharia de Software e Agroecologia