Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Instalação dos primeiros leitos de UTI de Parintins começa na próxima semana

Reunião entre a Prefeitura de Parintins e a Secretaria de Saúde do Amazonas definiu o início da instalação dos leitos. Foto: Yuri Pinheiro

As primeiras Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) começarão a ser instaladas em Parintins a partir da próxima semana.  Os primeiros leitos serão implementados onde hoje estão as Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs). O trabalho foi discutido entre a Prefeitura de Parintins e Governo do Estado nesta sexta-feira (24) no hospital Jofre Cohen, local onde serão instaladas as primeiras UTIs do interior do Estado.

Participaram da reunião o prefeito Bi Garcia (DEM), presidente da Câmara, Mateus Assayag (PL), vereador Telo Pinto (PSDB), secretário executivo de Assistência do Interior da SES-AM, Cássio Espírito Santo, secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, secretário de Obras Albano Albuquerque, e técnicos do Estado e Município.
A Prefeitura de Parintins fez aquisição  de equipamentos para 10 UTIs, por meio de parceria com empresa Celeo Redes Brasil, via lei de antecipação de impostos aprovada na Câmara Municipal. A Celeo atua na obra de interligação energética de Parintins à rede nacional de energia elétrica. O Governo do Estado entrará com o custeio dos leitos, tomógrafo, entre outros aparatos necessários.
O prefeito Bi Garcia registrou e agradeceu a parceria com o governador Wilson Lima (PSC), afirmando que como se trata de alta complexidade, o Governo passa a patrocinar a questão dos profissionais habilitados para UTIs. “São 10 UTIs que conseguimos comprar com recurso da Prefeitura,  mais as máquinas de hemodiálise. O Estado também está entrando com outros equipamentos. Nós vamos montar também um parque de imagem e essa parceria se dá no objetivo claro que é cuidar bem das pessoas, não só de Parintins, mas como todo o Baixo Amazonas”.
O aceleramento da implantação das UTIs se dará antes mesmo da edificação do novo prédio que receberá os equipamentos. “Iremos fazer as adequações necessárias onde hoje funcionam as UCIs. Nessas salas passarão a funcionar as UTIs até a construção desse novo prédio que vai abrigar os 10 novos leitos de unidade de terapia intensiva. Assim, Parintins será o primeiro município do interior do Amazonas a contar com UTIs instaladas para a população”, complementou o prefeito Bi Garcia.
Secretário Executivo de Assistência do Interior da SES-AM, Cássio Espírito Santo afirmou que estão sendo verificadas também  pontos como a reforma, ampliação, organização de equipamentos, contratação de pessoal na parceria entre Governo do Estado e Prefeitura. “O Baixo Amazonas é uma região importante que atende vários municípios. Estruturando aqui, a gente ajuda a região toda. Em parceria com o município, estamos casando as equipes para esse serviço funcionar 24 horas por dia”, destacou.
O presidente da Câmara Municipal de Parintins, Mateus Assayag, lembrou o trabalho desenvolvido desde o ano passado com a participação do Legislativo. “Parabenizar o prefeito Bi Garcia, governador Wilson Lima, secretário Cássio, Clerton e toda equipe da saúde que está envolvida. Para toda a Câmara é uma alegria de fato ver que toda aquela luta lá trás começa a se tornar realidade”.
Segundo o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, é a concretização de um projeto ousado da gestão do prefeito Bi Garcia que por meio de antecipação dos impostos, conseguiu adquirir os equipamentos, assim como o interesse do governador em antecipar essa instalação das UTIs.
você pode gostar também
Comentários
Loading...