Parintins Notícias

O mês de julho é marcado por uma das mais importantes ações de saúde no país, a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, o “Julho Verde”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e diagnóstico precoce da doença. Neste mês, o deputado estadual Delegado Péricles (PL) chama atenção para prevenção desse tipo de câncer e destaca os investimentos destinados à Fundação Cecon (FCecon) para o combate da doença no Amazonas.

O parlamentar já enviou à FCecon verba, oriunda de parlamentar, de cerca de R$ 500 mil para aquisição de equipamentos que permitiram que a equipe médica da unidade passasse a realizar cirurgias sem necessidade de cortar o peito ou o pescoço dos pacientes.

“Ter que se submeter a um procedimento altamente invasivo como uma cirurgia de cabeça e pescoço é ter que passar, além do risco, por internação e em alguns casos por radioterapia, por isso a importância do diagnóstico precoce dessa doença que é 80% curável. Tive a satisfação de contribuir com emenda parlamentar para que a FCecon pudesse tornar realidade esse procedimento”, declarou o parlamentar.

Dados

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima para o triênio 2023/2025 o surgimento de cerca de 40 mil casos novos de cânceres de cabeça e pescoço por ano no país.

Campanha

Com o tema “Seu corpo, suas regras”, a campanha “Julho Verde”, que este ano está na 7ª edição, é realizada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil). A ação pretende conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce, de modo a evitar o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes, como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.