Parintins Notícias

A abertura da programação reuniu membros da rede proteção e beneficiários de programas estaduais

‘Junho Violeta’: Governo do Amazonas lança campanha de combate à violência contra a pessoa idosa

O Governo do Amazonas iniciou, nesta terça-feira (04/06), as atividades da campanha ‘Junho Violeta’ – voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa. Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o evento reuniu membros da rede de proteção à pessoa idosa no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), na zona sul de Manaus.

A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa destaca que em 2023 a Sejusc atendeu cerca de 1,4 mil casos de violação e que, nestes cinco meses de 2024, já foram 1,7 mil ocorrências atendidas nos Centros Integrados de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdis), setor da Sejusc que atua especificamente no atendimento deste público.

“A gente intensificou bastante os canais de comunicação, os canais de denúncia e também descentralizamos os locais de atendimento”, detalhou Jussara Pedrosa. Antes, segundo a secretária, havia somente o Cipdi que funcionava ao lado da delegacia do idoso. Agora, foi posicionado alguns Cipdis na zona norte, na zona leste, onde estatisticamente é o maior índice de violência contra os idosos.

Com a ampliação do serviço é natural que os índices aumentem, resultado de mais informações disseminadas ao público de interesse, de acordo com Jussara Pedrosa.

“A gente sabe que 90% dos casos de violência acontecem dentro da casa da pessoa idosa, no seio familiar, pelo filho, nora. A gente sabe também que não existe só aquela violência física, existe a violência psicológica, existe a violência financeira, então a gente quer trabalhar todo esse núcleo da família, não só em proteção à pessoa idosa, mas também conscientizando o seu familiar”, enfatiza Jussara.

Membros da rede de proteção como a Polícia Civil, Fórum Estadual Permanente de Defesa da Pessoa Idosa, Pastoral da Pessoa Idosa, OAB, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), e Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) estiveram presentes na abertura, que contou com a participação da Banda da Polícia Militar tocando o hino nacional.

Bem-estar

A Sejusc atua não só no combate às violências contra as pessoas idosas, mas na promoção do bem-estar desse público. Atualmente, são cerca de 4 mil idosos inscritos no programa Idoso em Movimento, que oferta cuidados para a saúde física e mental em todas as zonas da capital.

A aposentada Luzia Pacó atuou toda a vida como comerciante e, há 25 anos participa do grupo Anos Dourados, gerido pela Polícia Militar. Ela conta que o grupo teve papel fundamental em sua vida. “Lá é tipo a minha segunda casa, eu gosto muito de lá”, entrega.

“Eu me sentia só em casa, aí uma colega minha passou lá e me convidou e eu comecei a frequentar lá e pronto. A gente faz exercício, faz hidroginástica. A gente dança quadrilha, dança de tudo, entende. Dança carimbó, aí lá a gente faz de tudo”, avalia a aposentada.

A secretária Jussara Pedrosa frisa que junho não é um mês somente de impacto em relação à violência, mas de mostrar como a Sejusc trabalha para impactar positivamente a vida da população idosa.

“Hoje a Sejusc tem 4 mil idosos, os quais fazem atividades, têm palestras, ficam conscientes em relação aos seus direitos, em relação à saúde e a tendência é a gente descentralizar ainda mais. Nós teremos diversas programações ainda durante esse ano de lazer”, finaliza a secretária.

Principais atividades

Jornada pelos Direitos no projeto EnvelheSer 60+ – 06 a 20 de junho, sempre de 8h às 17h, com grupos de idosos da cidade;

Conversa com estudantes da Escola Estadual Elisa Bessa com o grupo Longevidade Ativa – 07 de junho, de 15h às 17h;

Início da Operação Virtude, com visitas domiciliares,da equipe Psicossocial do CIPDI, a partir do dia 10 de junho;

Visita à fábrica Componel, com palestra sobre envelhecimento – 13 de junho, das 7h30 às 08h30;

Em parceria com o Amazonas Shopping será feita palestra sobre “Empreender no Envelhecer” entre os dias 24 e 28 de junho, das 13h às 17h.

Encerramento da campanha Junho Violeta em Maués, no dia 28 de junho.