The news is by your side.

Lançamento das toadas 2019

Em festa histórica na Cidade Garantido, Boi do Povão anuncia 23 toadas para Festival 2019

Com a participação das tradicionais pastorinhas, o Boi-Bumbá Garantido comemorou Dia de Reis, 06 de Janeiro, fazendo o anúncio das toadas que compõem o CD 2019 “Nós, o povo”, com grande sucesso. A apresentação iniciou com o hasteamento do pavilhão vermelho e branco reuniu sócios e torcedores na Cidade Garantido em uma festa que celebra a busca pelo 32° título do Festival Folclórico de Parintins.

São 23 toadas compostas por 29 poetas da Baixa do São José. As obras musicais tem como base de inspiração o tema de 2019 “Nós, o povo”. Após um longo processo de audição e seleção, o coordenador da comissão de escolha das toadas, Alder Oliveira, afirma que o repertório musical deste ano é uma das melhores produções do bumbá.

O CD 2019 tem uma forte assinatura de talentosos compositores como os Baiás (Marcos Moura, João Kennedy e Enéas Dias), que emplacaram sete toadas. Adriano Aguiar, uma referência de toada em Parintins estréia no vermelho com sete obras. O CD também conta com poesias musicais de Demétrius Haidos e Geandro Pantoja, que há anos fazem composições para o boi da Baixa do São José.

Marcos Moura desta a importância do compositor. “Nós os Baiás buscamos valorizar os elementos mais significativos da nossa identidade e buscar conexão dessa identidade com a arte”

Definidas as toadas, o bumbá realiza agora a pré-produção do CD, em seguida, entra em estúdio num processo de gravação que deve durar um mês.

O presidente do Garantido, Fábio Cardoso, informa que a festa de lançamento deve acontecer no fim do mês de março. “Eu tenho certeza que o CD de 2019 vai ser um dos melhores da história do Garantido. Nossos compositores estão de parabéns”, enalteceu. A festa encerrou ao som das toadas vermelhas da Baixa do São José.

Texto Eldiney Alcântara
Fotos Justino Guimarães
Imprensa Garantido

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.