Parintins Notícias

Parintins Notícias
deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis
deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis
Facebook
Twitter
WhatsApp

Foi sancionada, no último dia 3/4, a Lei nº 6.830/2024, que cria diretrizes para o Centro de Referência ao Diabético no Amazonas (CDR). O CDR tem o objetivo de fornecer atendimento multidisciplinar, além de facilitar o acesso ao tratamento tecnológico de diabetes como ferramenta de inclusão social.

Autora da lei, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis comemora a sanção da norma legislativa que vai melhorar a qualidade de vida da população.

“Hoje, mais de 100 mil pessoas convivem com diabetes no Amazonas. O Centro de Referência ao Diabético vem como forma de melhorar e garantir a qualidade de vida dessas pessoas, fornecendo o tratamento adequado para cada tipo de diabetes. É um grande momento para a saúde do Amazonas”, conta.

Na prática, o Centro de Referência ao Diabético deve ofertar exames de prevenção e controle da diabetes, atendimento multidisciplinar de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas, além de cirurgias metabólicas para diabetes tipo dois. Outra vertente do CRD será a realização de palestras e cursos de orientação aos pacientes no processo de reeducação alimentar.

O centro também tem a função de fazer levantamento estatístico mantendo atualizado o banco de dados sobre acompanhamento de casos no Estado.

“Esse levantamento deve ajudar o governo a melhorar políticas públicas relacionadas ao diabético, tanto na capital quanto no interior. Hoje em dia, mesmo com o avanço do tratamento da doença, muitas pessoas ainda não conhecem ou não fazem o acompanhamento adequado”, finaliza a parlamentar.

Relacionados