Parintins Notícias

O livro “Caprichoso: uma História em Quadrinhos” conquistou um reconhecimento nacional ao receber o 9º Prêmio ABEU – 2023, promovido pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, nesta sexta-feira, 17 de novembro, em São Paulo. 

A narrativa infantojuvenil, que retrata a trajetória do bumbá, foi liderada pelo professor Diego Omar da Silveira, membro da comunidade acadêmica da UEA e diretor do Centro de Documentação e Memória (CEDEM) do Boi Caprichoso. 

O professor enfatizou a importância desse reconhecimento. “Esse prêmio para nós é muito importante, principalmente por sua origem. É um reconhecimento de uma associação séria, que valoriza boas práticas editoriais de editoras universitárias no Brasil”, disse. 

Ele explicou o processo de criação do livro.  “Acredito que é o momento em que nós realmente nos empenhamos em construir uma política de memória com ações de salvaguarda que são extremamente necessárias. Elas estavam presentes desde o processo de reconhecimento dos bois, sugeridas.  Então, que a gente fizesse pesquisas, divulgasse as pesquisas e envolvesse as diferentes gerações nesse processo. Isso foi despertado no Caprichoso pela necessidade, inclusive, de criarmos materiais e suportes que atendessem também a esse público infantojuvenil. Daí nasceu essa história em quadrinhos, e outras certamente virão. Porque nos sentimos ainda mais motivados, ainda mais estimulados a produzir com um prêmio dessa envergadura”, ressaltou.  

O professor Diego contou com a colaboração dos jovens artistas do Estúdio Buriti – Artes e Quadrinhos de Parintins, Levi Gama, Rafa Pimentel, Joneuber Vasconcelos, Kedson Oliveira e Ananda Cid. 

 “Caprichoso: uma História em Quadrinhos” integra a coleção “Bumbás de Parintins, nosso Patrimônio”. Esta coleção já contempla outros títulos publicados pela Editora UEA, ampliando o acervo de conhecimento sobre a cultura e tradição do Boi-Bumbá Caprichoso.

Fotos: Michel Amazonas