Parintins Notícias

Com recorde de doações, a 2ª edição do projeto “Compartilhando Histórias: incentivo à leitura & doação de livros”, promovida pela Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) por meio de seu Centro de Documentação e Memória (CDM), atraiu a atenção do público durante os dias 27, 28 e 29 de outubro, no Shopping Grande Circular, Zona Leste de Manaus e distribuiu de forma gratuita mais de 2 mil livros, com cerca de 20 gêneros literários.  

O diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr., destacou a importância da promoção de campanhas que incentivam a leitura para diversas faixas etárias. A ação alcançou todas as faixas etárias.Com o apoio do governador Wilson Lima, que sempre incentiva eventos que valorizam a cultura e a educação, doamos mais de 2 mil livros”, destacou João Ribeiro Jr. 

Visitantes   

A campanha recebeu em seu stand, durante os três dias da ação, o total de 488 visitantes. Os participantes de número 100, 300 e 400 do evento, foram agraciados com certificado de participação.  

A pedagoga Kayty Ane Vieira ressaltou a alegria de participar da ação e deixar um legado de leitura e conhecimento para as filhas. “Eu corri com as minhas filhas para cá. A leitura abre portas e é algo que ninguém vai tirar da gente, o conhecimento. Quero deixar esse legado para as minhas filhas”, explicou Kayty Ane. 

Acolhendo histórias 

Também promovido pela Imprensa Oficial por meio do CDM, a segunda edição do ‘Compartilhando Histórias’ é fruto do projeto ‘Acolhendo Histórias’, que ocorreu do dia 19 de junho até o dia 14 de julho deste ano.  

A ação que teve o objetivo de incentivar a doação de livros e compartilhar o conhecimento, arrecadou mais de 2 mil exemplares. Os livros arrecadados durante a ação foram catalogados e separados por gênero literário e depois destinados à 2ª Edição do projeto ‘Compartilhando Histórias’.  

Primeira edição 

Na primeira edição do “Compartilhando histórias”, realizada de 21 a 23 de abril de 2022, no Shopping Grande Circular, zona leste de Manaus, foram distribuídos um total de 1.368 livros para 459 visitantes em três dias de evento. Ultrapassando a quantidade inicial de 1.264 obras, a campanha tinha como objetivo doar à população obras literárias que faziam parte do acervo bibliográfico da Imprensa Oficial e que, por estarem em boas condições de uso, podiam ser oferecidas à sociedade. 

Centro de Documentação e Memória  

O Centro de Documentação e Memória (CDM), responsável pelo Compartilhando Histórias, tem por missão institucional planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas ao acervo institucional do arquivo, biblioteca e museu, atuando como agente de preservação e salvaguarda da história da Imprensa Oficial. 

A gestora do CDM, Kethlen Anne Perdigão, falou sobre o sucesso da 2ª edição da ação literária.  “É muito importante levar a leitura para as pessoas de forma gratuita e acessível, colhendo histórias gratificantes por meio da nossa ação