Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Mais de 20 produtores de açaí são beneficiados pela Sempa e Cetam

A ação foi coordenada pela Sempa com apoio da Naptt e Embrapa.

Cento e setenta mudas de açaí, do cultivo de alta produtividade BRS-Pará, foram destinadas para 26 produtores rurais da comunidade São Sebastião do Quebra, Santa Clara do Quebrinha, Nossa Senhora de Fátima do Açaí e ramal São Mateus. A ação marcou a conclusão do curso de manejo de açaí promovido pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Prefeitura de Parintins, no dia 20 de maio.

A Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), além de viabilizar a qualificação profissional aos produtores de açaí, beneficiou os participantes com a doação das mudas conquistadas pela Coordenação de Produção Vegetal, via parceria institucional com o Núcleo de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologias do Baixo Amazonas (Naptt) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A engenheira agrônoma Wandérleia Ribeiro ministrou o curso no centro social comunidade São Sebastião do Quebra, e na atividade prática contou com a colaboração do analista de produção agropecuária, agroecologista Gladimir Hauradou. Os produtores rurais dessa área do Projeto de Assentamento Vila Amazônia aprimoraram as técnicas, com maior conhecimento sobre os tratos culturais, produção de mudas, manejo de perfilhos (brotos) e adubação.

PMP

-publicidade-