Parintins Notícias

Parintins Notícias
Vereadora Márcia Baranda (MDB)
Vereadora Márcia Baranda (MDB) | Foto: Simone Brandão
Facebook
Twitter
WhatsApp

A tuberculose (TB) ainda se apresenta como um grave problema de saúde pública no mundo, com mais de 10 milhões de casos e 1,3 milhões de mortes anualmente. Em 2020, no Brasil, foram notificados 66.819 casos novos de TB, e aproximadamente 913 casos de TB drogarresistente. Cerca de 4.500 pessoas vão a óbito, anualmente, por essa doença no país.

Tendo em posse os dados apresentados a Vereadora Márcia Baranda (MDB) solicitou em sessão ordinária na Câmara Municipal de Parintins, realizada na manhã de terça-feira (28), da Prefeitura Municipal de Parintins, a Implantação de Serviço de Teste Rápido Molecular – TRM para Diagnóstico de Tuberculose no município.

A vereadora destacou em plenário que a utilização desse serviço beneficiará de forma significativa a população e sugere a Prefeitura de Parintins buscar parcerias com o Governo Federal e Estadual para sua implantação do teste rápido molecular.

“Com as tecnologias atuais, a melhor estratégia para controlar a transmissão e reduzir a incidência da tuberculose é o diagnóstico e tratamento dos casos pulmonares bacilíferos”, ressaltou a parlamentar.

Vale lembrar que o Brasil incorporou, em 2014, o teste rápido molecular (TRM), recomendando-o como estratégia inicial para diagnóstico da TB e detecção da resistência à rifampicina. Já foram realizados vários estudos sobre o uso desses testes rápido, e de forma global, apresentou impacto positivo nas estratégias de controle da TB do Brasil, reestruturando a rede de diagnóstico da doença, aumentando a confirmação laboratorial, e diminuindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.

Assessoria Parlamentar

Relacionados