Parintins Notícias

Parintins Notícias
vereadora Márcia Baranda (MDB)
vereadora Márcia Baranda (MDB)
Facebook
Twitter
WhatsApp

A implantação de Serviço de Teste Rápido Molecular – TRM para Diagnóstico de Tuberculose no município de Parintins foi a pauta desta segunda-feira (22/08), da vereadora Márcia Baranda (MDB), na Câmara Municipal.

Os dados indicam que a TB ainda se apresenta como um grave problema de saúde pública no mundo, com mais de 10 milhões de casos e 1,3 milhões de mortes anualmente. Cerca de 4.500 pessoas vão a óbito, anualmente, por essa doença no país.

Com as tecnologias atuais, a melhor estratégia para controlar a transmissão e reduzir a incidência da TB é o diagnóstico e tratamento dos casos pulmonares bacilíferos.

O Brasil incorporou, em 2014, o teste rápido molecular (TRM), recomendando-o como estratégia inicial para diagnóstico da TB e detecção da resistência à rifampicina.

Já foram realizados alguns estudos sobre o uso desses testes rápido, e de forma global, apresentou impacto positivo nas estratégias de controle da TB do Brasil.

“Esses testes estão incorporados ao SUS e propiciam um diagnóstico da doença mais rápido e com maior sensibilidade, viabilizando um diagnóstico muito mais oportuno da tuberculose e das suas resistências, diminuindo o tempo para início do tratamento da TB resistente”, ressaltou a parlamentar.

De acordo com Márcia Baranda, a utilização desse serviço em nosso município beneficiará de forma significativa a população e a Prefeitura de Parintins poderá buscar parcerias com o Governo Federal e Estadual para sua implantação.

Relacionados