Parintins Notícias
Notícias de Parintins

Mateus Assayag destaca que visitas coletivas de vereadores atende demandas da zona rural de Parintins

O Presidente da Câmara Municipal de Parintins, Vereador Mateus Assayag (PL), evidenciou a importância das viagens dos vereadores à zona rural. Segundo ele, viajar em coletivo será uma prática constante da Mesa Diretora para somar forças com as famílias ribeirinhas.
De acordo com Mateus, é imprescindível o parlamento identificar e trazer à Tribuna da Câmara as demandas e anseios coletivos para que os problemas diários dos comunitários sejam resolvidos e/ou minimizados. “Precisamos não apenas do debate, mas resolver a causa. Quanto mais forças pudermos somar e trabalhar contribuirá para que as pessoas possam viver melhor”, frisou.
Dessa forma, destacou visita realizada na semana passada nas comunidades da Brasília, São Sebastião do Boto e Agrovila do Caburi para vistoriar os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Parintins nestas localidades, bem como verificar questões voltadas à cheia dos rios.
Segundo Mateus, os ribeirinhos já estão adaptados e sabem lidar com cheia grande na várzea e são conhecedores do quanto ela traz prejuízos, haja vista ser um fenômeno natural anual. Contudo, para uma enchente atípica é necessário apoio da Defesa Civil, da Prefeitura e da Câmara.
Citou a importância do Comitê de Enfrentamento aos Desastres Naturais para minimizar os problemas oriundos dessa grande cheia. Comentou que as demandas estão sendo levantadas pelo Comitê e os trabalhos já estão acontecendo.

Setor primário

Durante visita à Agrovila do Caburi, Mateus enfatizou verificar os serviços realizados pelo Executivo, conversar com os moradores e identificar as demandas. Assim, citou diálogo com os integrantes da Cooperativa de Produtores do Caburi (COOPCABURI).
“Eles estão animados e empolgados com os trabalhos do setor primário nessa região. Solicitei, durante a reunião, que a Secretaria de Produção possa dar o apoio necessário às pessoas que estão querendo produzir, para aqueles que tem intenção e vontade de produzir, mas recebendo do poder público o apoio necessário”, disse.
Assayag ressaltou que a pandemia da Covid-19, o isolamento social e a não realização do Festival Folclórico de Parintins foram pontos que revelaram mais ainda a importância do setor primário. Diante disso, destacou que mais políticas públicas para dar condições aos produtores e criadores devem ser efetivadas.
Mateus parabenizou o Prefeito Bi Garcia (DEM) por levantar essa bandeira de luta pelo fortalecimento do setor primário, ampliando o número de patrulhas agrícolas para que os pequenos trabalhadores tenham apoio para melhorar o sistema de produção e criação.
Termos de Cooperação Técnica
O Presidente da Câmara também reiterou pedido à SECT (Secretaria das Cidades e Territórios) e ao IPAAM (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) para formalizar Termos de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Parintins, propostos por Mateus Assayag. O propósito é a autorização para que os trabalhos desenvolvidos em Manaus, relacionados à regularização fundiária, titularidade das áreas rurais e licença ambiental, sejam executados aqui em Parintins, através dos técnicos do Executivo. “Regularizar terra e licença ambiental não é fácil não, e esses trabalhadores precisam de apoio, pois o setor não pode andar sozinho”, disse.
Solidariedade
Mateus Assayag, em nome da Câmara Municipal de Parintins, reiterou solidariedade ao Vereador Babá Tupinambá (PDT) e aos seus familiares, pelo falecimento da pequena Isadora Tupinambá, de apenas dois anos de idade, ocorrido no dia 19 de abril de 2021, vítima de afogamento. “Acompanhei o sofrimento e dor do Vereador Babá e da família. Foram e estão sendo dias terríveis para todos nós”, comentou.

Por Mayara Carneiro – Assessoria CMP

Foto: Júnior Preto

você pode gostar também
Comentários
Loading...