Parintins Notícias

Parintins Notícias
Facebook
Twitter
WhatsApp
Maria de Nazareth Aquino Seixas, mais conhecida na Princesinha do Paraná do Ramos como Nazaré Andrade ou Dona Naná, foi homenageada aos seus 95 anos com o título de Cidadã Benemérita de Barreirinha, outorgado por seus relevantes serviços prestado. O Decreto Legislativo Nº 01, de 18 de março deste ano, de autoria do parlamentar Vanderlam Izel Cabral (MDB), e aprovado pela casa legislativa, assegura a motivação, uma vez que “Esta homenagem servirá como testemunho de nossa gratidão, pelo que muito fez em benefício de nossos irmãos barreirinhenses”, descreve os altos do documento.

A cerimônia de entrega aconteceu em Sessão Solene nesta segunda-feira (25), no Plenário Abraham D’Oliveira Anselmo, localizado nas dependências da Câmara Municipal.
O título de Nazaré Andrade foi prestigiado por autoridades como o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, neto da homenageada, o Deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Roberto Cidade (União Brasil), vice-prefeito municipal, Ridson Barbosa, os vereadores Ronan Barbosa, presidente da Casa, Klelson Alves, líder do governo, Renilson Marinho, Branco Conceição, Vanderlam Cabral, Margarete Carneiro, Dedé Pedreno e João Vasconcelos, o ex-prefeito Gilvan Seixas, filho da homenageada e demais convidados. “Agradeço essa recepção calorosa e parabenizo a família Andrade Seixas. Dona Nazaré é uma mulher de fibra, aos seus 90 e poucos anos de vida ela recebe essa homenagem mais do que justa. Uma mulher que sempre ajudou o município da forma que ela pôde, construiu esse laço familiar viu o seu filho e agora o neto prosperarem a frente do executivo municipal, ela sempre aconselhando-os para fazer Barreirinha crescer”, ressalta o deputado Roberto Cidade.
O prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, agradeceu a vinda o presidente da ALEAM ao município e demonstrou emoção e orgulho pela homenagem a avó. “Agradeço a honra dada pelo amigo Roberto que nos prestigiou neste dia muito especial, estendo meus agradecimentos aos vereadores que apoiaram e votaram pela aprovação deste projeto e homenagear a minha querida avó, que foi uma mulher honrosa e desempenhou grande trabalho em prol do posso de Barreirinha, isso me deixa sem palavras por tamanha admiração que tenho por ela, nossa família está muito feliz”, expressou.
Nascida no estado do Pará na cidade de Santarém, em 1926, Nazaré Andrade mudou-se para Barreirinha há 66 anos com seu marido, o ex-deputado estadual, Raimundo Andrade Seixas, com quem teve um filho, Gilvan Seixas, que seguiu carreira como Defensor Público, agora aposentado e chegou a ser prefeito por três mandatos. Em sua trajetória de vida, comprometida com a causa pública, Nazaré foi profissional competente sendo Técnica em Enfermagem no Hospital Coriolano Lindoso em Barreirinha e em Postos de Saúde na sede municipal. Na política exerceu o cargo eletivo de vereadora em 1991, sendo participante da elaboração da Lei Orgânica do Município, ainda em vigor.
A homenageada surpreendeu e emocionou os presentes na Sessão Solene no momento de seu discurso rememorando dos momentos de conversa com a neta Melina Seixas, o que fez rolar lagrimas dos olhos da plateia. “Junto com meu companheiro Raimundinho (Andrade) e a vivência com seu povo, gente muito querida, recebi como prêmio a solidária função do meu caráter e a renovação do meu compromisso com essa terra”, diz a carta redigida e lida pela homenageada.

Relacionados