Maués retorna a realizar cirurgias eletivas

Com a diminuição dos casos de Covid-19, Maués retorna com as cirurgias eletivas

A prevenção e a vacina ainda são a saída para a Covid-19, a prova disso são os casos do novo coronavírus diminuindo em Maués. Neste fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou cirurgias eletivas, que estavam suspensas devido à pandemia.

“Esperamos que a queda dos casos continue, creio que a mesma seja pelo fato do sucesso da vacinação em Maués, que continua sendo realizada de forma massiva, além das famílias estar se prevenindo com a utilização de máscaras e álcool em gel. Nossas equipes de saúde adentram os igapós para levar a esperança a quem está isolado pelas águas”, comenta o prefeito Júnior Leite (PSC).

No município, que tem seu sistema de saúde municipalizado, neste sábado e domingo, foram realizadas doze cirurgias eletivas: procedimentos ortopédicos, hernioplastia incisional, vesículas, histerectomia.

“Como baixou o número de internações de casos de Covid-19, vamos continuar operando. Se os números continuarem estáveis, as cirurgias eletivas serão realizadas com mais frequência, pois virou um gargalo devido à pandemia”, disse o secretário da Semsa, Franmartony Firmo.

igapó – floresta inundada pela cheia, típica da região amazônica

Foto: Equipe do Hospital D. Mundiquinha/ Semsa